As Esquinas do Tempo/Rosa Lobato de Faria

as esquinas do tempoÉ um livro um pouco na linha de «A Trança de Inês», embora não tão confuso. com as duas ou três histórias paralelas da personagem central Margarida. confunde um pouco o leitor ja depois do meio livro lido, com os personagens com o mesmo nome, nas diferentes épocas da narrativa. o final é insípido, um pouco sem graça e um pouco apressado. acabamos por não perceber muito bem, afinal a margarida viaja ou não no tempo? A Margarida é ou não doida Varrida? A Margarida sofre de Alzheimer? perguntas que acredito que quem leu o livro se terá colocado  certamente junto ao final. A narrativa vale a pena ser lida (mais que uma vez) talvez noutra altura verei estas «Esquinas do Tempo» com outros olhos.

Sinopse: Quando Margarida chegou à Casa da Azenha teve aquela sensação, não desconhecida mas sempre inquietante, de já ter estado ali.” Margarida é uma jovem professora de Matemática. Um dia vai a Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada num turismo de habitação, casa antiga muitíssimo bem conservada e onde, no seu quarto, está dependurado o retrato a óleo de um homem que se parece muito com Miguel, a sua recente paixão. Por um inexplicável mistério, na manhã seguinte Margarida acorda cem anos atrás, no seio da sua antiga família. Sem perder consciência de quem é, ela odeia esta partida do tempo. Mas aos poucos vai-se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Quando ele morre num acidente, Margarida regressa ao presente.

 

                                                                                                                                                                       

Anúncios

2 comments

  1. Eu li recentemente este livro e devo dizer que gostei muito, entendi perfeitamente a linha de racicionio, no final a lucidez não importa mas sim a loucura da vida que nos faz perder o valor das coisas e nos deixa escapar. Foi o que aconteceu a Margarida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s