Caím- Nova polémica de Saramago

 O Nobel da Literatura afirmou, a propósito do seu novo livro, que “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”.

 

 José Saramago: “O Deus da Bíblia é vingativo, rigoroso e má pessoa”

2009-10-21 –  José Saramago convocou uma conferência de imprensa para falar sobre as polémicas relacionadas com o lançamento do seu novo livro “Caim” e não volta atrás com o que defende: “não disse nada que qualquer pessoa não saiba”. O Nobel da Literatura esclareceu os jornalistas sobre a afirmação que proferiu sobre a Bíblia, dizendo que tinha “noção que o livro ia agitar as águas”, mas “não esperava isto, sinceramente”.
Saramago voltou a falar sobre a Bíblia e da história de Caim, tema central do novo livro, e questionou: Porque é que Deus aceitou o sacrifício de Abel e não o de Caim? Não há arqueólogo que possa responder a isto.”, afirmou. “O Deus da Bíblia não é de fiar. É vingativo, rigoroso e má pessoa”, acrescentou.
O escritor equiparou esta polémica ao lançamento do livro “Evangelho sobre Jesus Cristo”. “Ainda há ódios e anticorpos antigos”, afirmou em relação à Igreja. “Ainda nem tinha (o livro “Caim”) saído do forno e a Igreja já estava a pronunciar-se”, acrescentou.
Saramago não volta atrás com as palavras e diz que não alimenta polémicas sobre os comentários a “Caim”. “Podem dizer o que quiserem, eu tenho a pele dura.”
O escritor disse também que para o ano será lançado um novo livro e prometeu que será menos polémico do que “Caim”, lançado no domingo passado em Penafiel. –
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1025461.html

Lisboa, 20 Out (Lusa) – O eurodeputado social-democrata Mário David exortou hoje o escritor José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa por se sentir “envergonhado” com as recentes declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia.

No sítio pessoal na Internet, o vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), eleito pelo PSD, escreveu hoje que José Saramago “há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize… E depressa!”

“Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?”, questiona o eurodeputado.

Caím – José Saramago: O TEXTO DA POLÉMICA!

Quando o senhor, também conhecido como deus, se apercebeu de que a adão e eva, perfeitos em tudo o que apresentavam à vista, não lhes saía uma palavra da boca nem emitiam ao menos um simples som primário que fosse, teve de ficar irritado consigo mesmo, uma vez que não havia mais ninguém no jardim do éden a quem pudesse responsabilizar pela gravíssima falta, quando os outros animais, produtos, todos eles, tal como os dois humanos, do faça-se divino, uns por meio de rugidos e mugidos, outros por roncos, chilreios, assobios e cacarejos, desfrutavam já de voz própria. Num acesso de ira, surpreendente em quem tudo poderia ter solucionado com outro rápido fiat, correu para o casal e, um após outro, sem contemplações, sem meias-medidas, enfiou-lhes a língua pela garganta abaixo. (…)  

O senhor quis comprovar que o seu erro havia sido corrigido, e assim perguntou a adão, Tu, como te chamas, e o homem respondeu, Sou adão, teu primogénito, senhor. Depois, o criador virou-se para a mulher, E tu, como te chamas tu, Sou eva, senhor, a primeira dama, respondeu ela desnecessariamente, uma vez que não havia outra. Deu-se o senhor por satisfeito, despediu-se com um paternal Até logo, e foi à sua vida. Então, pela primeira vez, adão disse para eva, Vamos para a cama.  –http://www.josesaramago.org/blog/blogpor.php  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s