A Monarquia está de volta a Portugal com o Correio da Manhã

É de Aproveitar esta nova colecção do Correio da manhã: perto do centenário da implantação da república, vale a pena conhecer os 34 monarcas que nos governaram durante 900 anos. os livros são bastante engraçados, servem para nos lembrar, desta ou daquela matéria que já nos esquecemos, e são uma  excelente obra que servirá de certeza para ajudar os nossos filhos.

A colecção Reis de Portugal tem o propósito exclusivo de facultar ao grande público um contacto com a História de Portugal, através do conhecimento da vida e acção dos trinta e dois reis e duas rainhas que lideraram o destino luso no tempo longo da monarquia.

Não se espere, pois, que os trabalhos publicados venham resolver problemas, porventura ainda em debate e com investigação em curso, já que não é esse o objectivo pretendido. Ao contrário, sustentados numa bibliografia séria e actualizada, mas que não pode esquecer a já considerada “clássica”, os autores pretendem unicamente, através de uma redacção acessível a todos e sem a carga da erudição traduzida em notas de rodapé, colocar nas mãos das portuguesas e dos portugueses um pedaço da sua história, que se estende da acção do primeiro rei até à deposição do último, ao qual se seguiu um modelo diferente de governo, mas igualmente importante na identificação de Portugal — a República.

Naturalmente, o primeiro livro da colecção oferece a figura de D. Afonso Henriques na sua luta pela construção e reconhecimento do Estado português, o que se fará recuando quase 900 anos para procurar acompanhar as acções que liderou, na complexidade das várias forças em presença no espaço ibérico. Assim sendo, há que interpretar a actuação do sucessor do conde D. Henrique no contacto com os domínios do imperador Afonso VII, para além das suas incursões na linha da Reconquista, na qual ambos queriam avançar. E neste processo procurámos afastar o “mito” do primeiro rei para, na medida do possível, descortinar o “homem” que, com as limitações humanas, mas uma vontade férrea, assumindo vitórias e derrotas, criou, tornando de pleno direito, o reino de Portugal. governo, mas igualmente importante na identificação de Portugal — a República.

Manuela Mendonça
Presidente da Academia Portuguesa da História

Publicações

1 D. Afonso Henriques + Sancho I 19 Nov
2 D. Afonso II + D. Sancho II 26 Nov
3 D. Afonso III+ D. Dinis 3 Dez
4 D. Afonso IV + D. Pedro I 10 Dez
5 D. Fernando + D. João I 17 Dez
6 D. Duarte + D. Afonso V 24 Dez
7 D. João II + D. Manuel 31 Dez
8 D. João III + D. Sebastião 7 Jan
9 Cardeal D. Henrique + Filipe I 14 Jan
10 Filipe II + Filipe III 21 Jan
11 D. João IV + D. Afonso VI 28 Jan
12 D. Pedro II + D. João V 4 Fev
13 D. José + D. Maria I 11 Fev
14 D. João VI + D. Pedro IV 18 Fev
15 D. Miguel + D. Maria II 25 Fev
16 D. Pedro V + D. Luís 4 Mar
17 D. Carlos + D. Manuel II 11 Mar
Anúncios

2 comments

    1. Ola Ana tb. eu estou a fazer a colecção que acaba ja amanha, penso que se tentar contactar o correio da manha, atraves de e-mail ou telefone que conseguirá, geralmente ficam sempre números para posterior venda. de qulaquer das formas irei tentar descobrir, depois digo-lhe qualquer coisa. obrigado pela visita, ate breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s