Alice no País das Maravilhas

Alice’s Adventures in Wonderland (frequentemente abreviado para “Alice in Wonderland“), é a obra mais conhecida de Lewis Carroll é já considerada uma obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai na  toca de um  coelho e vai parar num lugar fantástico « O país das Maravilhas» povoado por estranhas criaturas.

Illustration d'origine (1865), par John Tenniel (28 février 1820 – 25 février 1914), du roman de Lewis Carroll, Alice au pays des merveilles.)

O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era Vitoriana e a personagens da época, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, Televisão e teatro.

A história de Alice começou em 1862, quando Charles Lutwidge Dodson fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs.  A Alice do mundo real pediu-lhe que  lhe escrevesse o conto.

Dodgson atendeu ao pedido de Alice em 1864, presenteou-a  com um manuscrito chamado Alice’s Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Debaixo de Terra. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro. A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865  foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra  tornou-se  um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.

Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos.

Essa obra foi pioneira de um novo conceito de história, o surrealismo, e tem uma enorme importância literária, sendo uma história aparentemente infantil, porém com uma mensagem subliminar que poucos conseguem compreender.

Para além do magnifico filme produzido por Walt Disney em 1951, os mais novos puderam ver durante os anos 80 uma série de desenhos animados que foram um estrondoso sucesso em todo o mundo incluindo Portugal, onde a serie ja foi reposta (eu lembro-me bem). para quem não se lembra desta história ou para quem gostaria de matar saudades destes magnificos desenhos animados todos os episodios desta série em: http://www.episodiomania.com/2009/09/as-aventuras-de-alice-no-pais-das.html

“Alice no País das Maravilhas”, juntamente com sua continuação, “Alice atrás do Espelho”, são obras que influenciam diversos autores, e muito apresentado nas novelas gráficas, como “A Liga Extraordinária”, de Alan Moore e “Sandman”, do Neil Gaiman.

A Walt Disney voltou a apostar nesta história e juntamente com Tim Burton ( Eduardo mãos de Tesoura, Batman, ou a Noiva cadaver) apresentam aquele que será um dos mais aguardados filmes de 2010, Burton conta de novo com Johnny Deep.

Não é de hoje, que grandes sucessos da 7ª arte, são adaptações de grandes (ou não) fenómenos literários, irei criar hoje uma nova secção no «Página a Página» dedicada precisamente a esses filmes chamada «LiteraturaVS Cinema». Quantos filmes, quantas bandas sonoras, ja não nos fizeram chorar? quantas imagens vistas no grande ecrã já não nos fizeram sinhar? quantas vezes comparamos os livros com os filmes? quantas vezes já dissemos Este personagem não entra no livro! e este… não era assim que o imaginava.

Nos últimos anos a maior parte dos grandes sucessos cinematográficos são adaptações de livros (uns de maior outros de menor sucesso) eis aguns dos exemplos da Literatura VS Cinema: http://nclivros.wordpress.com/literatura-vs-cinema/

Anúncios

One thought on “Alice no País das Maravilhas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s