Pelo Rei, Pelo Império, Por Amor

equador1Já está à venda o DVD, com todos os episódios da série Equador (a adaptação da obra de Miguel Sousa Tavares) produzida pela TVI.

Equador é a história de um homem, Luís Bernardo, que é nomeado para o cargo de governador-geral de São Tomé e Príncipe.

Luís Bernardo é um jovem empresário lisboeta, no início do século XX. Dotado de visão estratégica, facilmente se apercebe que as potências estrangeiras tentam, sob a capa de um “humanismo hipócrita”, eliminar a concorrência dos produtores portugueses de cacau, alegando o uso ilegal do trabalho escravo e incentivando o boicote à compra do cacau de São Tomé.

Mas a realidade não é diferente da dos outros países colonizadores. Luís Bernardo escreve um artigo denunciando a situação e é convidado pelo próprio Rei D. Carlos a ocupar o lugar de governador das ilhas de S. Tomé e Príncipe durante três anos, sendo-lhe atribuída a missão de averiguar se há ou não trabalho escravo na referida colónia e convencer o cônsul inglês de que o trabalho escravo em Portugal já faz parte do passado. Aqui se ligam as vertentes históricas e pessoais da obra. Facilmente se conclui que Luís Bernardo terá que enfrentar alguns dos mais importantes produtores de cacau portugueses, não sendo certo que, dada a instabilidade política que existia na época, tenha um apoio total de Lisboa na execução dessa tarefa.

No plano pessoal, esta missão representa, para Luís Bernardo, o fim de uma vida mundana na capital do Império e o princípio de um longo exílio numa ilha distante de todas as partes do mundo. Será aqui que, para ele, o amor se revela. Mas, como em todas as coisas na vida, também o amor nem sempre é certo. Um dos pontos mais fortes desta obra é, precisamente, o percurso individual (no sentido interior) do personagem central, Luís Bernardo.

Anúncios

3 thoughts on “Pelo Rei, Pelo Império, Por Amor

  1. Estou encantada com a adaptação de EQUADOR para TV! Parabéns ao Sr. Miguel Souza Tavares pela obra e também a produção em magnífica série!!*****

    1. Olá Thereza, penso que sim que estará á venda, mas em todo o caso hoje é mais fácil e mais cómodo comprar online, julgo que através da amazon consiguirá ou mesmo lojas online no Brasil.
      Agora poderá sempre fazer os Downloads dos 30 episódios que compõem a série! embora isto não se deva fazer 🙂 existem vários sites que disponibilizam os episódios gratuitamente.
      Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s