Sveva Casati Modignani em Lisboa

‘Roberta’ é casada e com filhos e um dia parte em busca das suas raízes e da mãe, uma feminista activa no Maio de 68. ‘Giulia’ vive uma paixão não concretizada na juventude e vinte anos depois reencontra o homem que nunca esqueceu. Quando começa a escrever a sua história de amor, a vida prega-lhe uma partida.

‘Roberta’ e ‘Giulia’ são duas das várias personagens intensas que desfilam nas mais de duas dezenas de romances da escritora italiana Sveva Casati Modignani, que só em Portugal ultrapassaram a barreira do meio milhão de vendas.

“As mulheres que recrio são baseadas em pessoas que conheci ao longo da vida”, confessa ao CM a escritora. Nas suas histórias recua décadas e conduz as protagonistas ao passado. “É uma forma de lembrar as estradas que as mulheres percorreram “, avança.

O próximo romance, ainda a ser cozinhado, centra-se, pela primeira vez, num homem: “Conheci-o há 40 anos. Fiquei impressionada pela sua biografia.” Em 2000, e aos 85 anos, o homem suicidou-se. “Vou narrar a sua história.”

Modignani começou a juntar palavras aos quatro anos: “O meu pai ajudou-me a descobrir o prazer da escrita.” E brinca: “Não gosto de trabalhar e nunca fiz mais nada na vida a não ser escrever.” O primeiro romance, ‘Anna Dagli Occhi Verdi’ (sem tradução portuguesa), data de 1981: “Foi uma surpresa porque atingiu um sucesso inexplicável”, recorda. Seguiram-se outros títulos, alguns dos quais adaptados à televisão e ao cinema.

A escritora – que acredita ter leitores entre os 12 e os 90 anos – ouve com atenção as críticas, em especial as do único filho: “Ele compara aquilo que eu e outros escritores escrevemos”, diz. Avó de duas crianças, sente que um dia os netos vão querer conhecer a sua obra.

A escritora italiana está esta tarde, a partir das 15h00, no stand da Porto Editora na Feira do Livro de Lisboa, localizada no Parque Eduardo VII.

Em Portugal existem 11 títulos de Sveva Casati Modignani. O último livro, publicado em Setembro de 2009, é ‘O Jogo da Verdade’.

Os romances da escritora venderam mais de 10 milhões de exemplares nos 17 países onde estão traduzidos.

Em Itália, Sveva Casati Modignani é conhecida como a ‘signora do best-seller’. (Fonte: Correio da Manhã)

Anúncios

One thought on “Sveva Casati Modignani em Lisboa

  1. Estou desejosa de conhecer a escrita desta senhora, tenho dois livrinhos dela em casa, mas os livros são tantossssssssss e o tempo tão poucooooooooooooooo!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s