Vendas de livros aumentam 12%

 

A crise económica parece estar a passar ao lado do mercado livreiro em Portugal. Entre Janeiro e Março foram vendidos cerca de 3,4 milhões de livros, o que significou um crescimento de 12 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, traduzindo-se em aproximadamente mais 365 mil livros vendidos.

De acordo com dados da consultora GfK (que apenas analisa o mercado livreiro não–escolar, do qual tem uma cobertura a rondar os 75 por cento), tais vendas representam uma facturação superior a 38 milhões de euros, num aumento de 11 por cento em relação aos mesmos meses de 2009.

Uma tendência positiva que, de acordo com a mesma empresa, se verificou também no ano passado. Apesar da crise, em 2009 os portugueses compraram mais de 14,3 milhões de livros, num acréscimo de seis por cento face às cópias vendidas em 2008. Ou seja, foram vendidos, aproximadamente, mais 800 mil livros. Em termos de volume de negócio, estas vendas representaram cerca de 169 milhões de euros, mais oito por cento do que no ano anterior.

Notícias positivas para o sector que está a entrar numa das melhores fases do ano: as feiras do livro. Em 2009, a Leya, de Miguel Pais do Amaral, classificou as feiras como um “grande sucesso”, já que o grupo vendeu mais de 108 mil livros em Lisboa e Porto, o que garantiu uma facturação superior a um milhão de euros apenas nestes dois eventos. Já a Porto Editora vendeu, no ano passado, mais 40 por cento na Feira do Livro de Lisboa e Porto. (Fonte: Correio da Manhã)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s