Os Pilares da Terra Vol. II – Ken Follett

CONTÉM SPOILERS!!!

No Seguimento da magistral história de Ken Follett, terminei “Os Pilares da Terra”. a minha opinião não varia muito da 1ª parte desta história (que deve ser lida num todo) que é uma só.

Ao longo de Quase mil páginas e numa acção que decorre sensivelmente durante 70 anos, reencontramos antigos personagens e conhecemos novos personagens, que vêm dar mais folêgo à história.

Embora um pouco mais lento do que o “1º volume” (cheguei por vezes a vacilar) este livro finaliza assim o sonho de Tom, que queria construir uma imponente catedral e concretiza assim o trabalho de uma vida inteira do Prior Phillip.

A história toma um novo folego, após o meio livro, começando lentamente a revelar os destinos de cada um.

O segredo de Ellen é desvendado quase no final, mas para espanto dos leitores é o monge Remingius (o vira casacas) que decide por fim revelar o motivo que levou ao enforcamento do pai de Jack.

Não convenceu a sucessão (rápida) de acontecimentos após a morte do Arcebisto Thomas, assim como o desfecho para o Bispo Waleran, que merecia pior.

A forma como Follett se livrou de Richard, para fazer avançar Aliena, também não foi a mais convincente.

Quanto ao personagem Jonnathan, o seu final foi o esperado  mas aquilo que realmente interessava ao leitor,  a descoberta  por parte do novo prior sobre as suas verdadeiras origens, não correu da melhor maneira, era quase impossivel a Jack, revelar a verdade pois era uma criança na altura dos acontecimentos e o facto de existirem semelhanças entre Jonnathan e Tom, apenas Ellen poderia revelar a verdade.

William o grande vilão desta história  teve o final merecido, pena que o autor não tenha ido um pouco mais além e ser tão cruel como foi este personagem, que foi a meu ver o mais convincente de toda a história.

Jack e Aliena (os verdadeiros protagonistas) deste magistral romance épico, finalmente puderam ter o merecido descanso e recompensa.

Uma aposta ganha de Ken Follett, que  apostando num romance desta envergadura (nada o seu género) , surpreendeu tudo e todos.  Para os amantes dos romances históricos  que ainda não leram “Os Pilares da Terra” e mesmo tendo chegado a Portugal com 20 anos de atraso devem fazê-lo, pelo menos uma vez na vida.

NOVA CHAMADA DE ATENÇÃO:

Originalmente este livro é um só, já tinha sido editado em Portugal, esgotou e a editora original faliu. parece que o seu peso rondava os 3 kg. A Presença lançou-o em dois volumes (nada leves por sinal) mas o peso do preço de capa é bem mais pesado do que toda a obra junta (o  1º Vol. custa 18 Euros e o 2º Vol. de os Pilares da Terra custa 25 Euros) A editora ganha (e muito) o leitor perde.

Se pegarmos em  ” O Nome do Vento” da (Gailivro) e o pesarmos verificamos que o peso consegue ser menor do que “Os Pilares da Terra” embora tenham os dois perto de mil páginas, sabendo que a qualidade do papel não é a mesma assim como o tamanho dos caracteres, mas que não iria fugir muito mesmo assim.

Espero ler “Um mundo sem Fim” de Follett, no mesmo género de (Os Pilares), mas de novo em duas edições cujo o PVP é de 56 Euros. (está na altura de a Editorial Presença, começar um pouco a pensar nisto, assim como também a  Saída de Emergência) não vá acontecer o mesmo que a Dom Quixote, Europa-América e Bertrand (tão elitistas)  engolidos por novos gigantes. Aí sim teriamos o caldo entornado.

 Neste país com fama de que não se lê o suficiente, será que ninguém se lembrou ainda de que o preço de um simples romance é absurdo, e que no final de cada mês o dinheiro não chega para comida, quanto mais para livros.

Anúncios

4 thoughts on “Os Pilares da Terra Vol. II – Ken Follett

  1. Não li a opinião por causa dos spoilers, XD
    Mas concordo plenamente quando falas dos preços. Acho que todas carregam nos preços, mas a Presença e a SdE que costumam dividir muitas obras em dois volumes, bem que podiam baixar os preços para o leitor não sofrer tanto.

  2. Só li um livro deste autor, “Voo Final”, pois queria conhecer a sua escrita e quanto ela podia surpreender-me. No final fiquei rendida e depois de ter lido tão boas opiniões a estes dois volumes, tenho-os mesmo na minha lista de livros a comprar.

    1. Olá tons de azul, eu tb. foi o primeiro que li de Ken Follett, após ter lido tantas e tão boas criticas sobre ele, decidi arriscar, adorei e recomendo para quem goste do género histórico. acho que não vai desiludir.

  3. Concordo com a ANA C…

    Vc possui uma visão interessante sobre o filme creio q vc deve ter lido o livro.
    Sobre os Spoilers é complicado mesmo vc ler uma matéria q entrega o filme todo. Eu acabei de assistir ao primeiro episódio e estopu em busca do filme todo senão vou dar um treco, o filme me prendeu no sofá.

    Se não achar dublado serei obrigado a “ler” os tais livros… Rrsrrss… Lógico por ebook né. Pois carregar 1kg em 2 livros é tenso.

    Valeu, muito bom o seu blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s