A Mecânica do Coração / Mathias Malzieu

a mecanica do coraçãoNesta época de férias em que tentamos descontrair do stress diário, e alguns se dedicam à leitura, nada melhor para descontrair ou para sair da rotina do que este “A mecânica do Coração”
Um pequeno livrinho que tem andado um pouco a reboque na mesa de cabeceira, saltando ora de cima para baixo, ora de baixo para cima e assim consecutivamente. (esticando e muito a sua leitura que terminou à pouco).
Este pequeno livrinho que foi a minha prenda no dia do pai (2010), agradou-me bastante logo ao ler a  sinopse.
Para os amantes do género Tim Burton, faz 100 por cento jus às críticas.
Poético, negro, mágico, surrealista, inacreditavél. São os adjectivos que encontro para o descrever.
Curiosamente o protagonista Jack, encontra-se com personagens bem reais tais como Jack O Estripador e Georges Méliès, gostei bastante desta parte foi deveras original.
Um verdadeiro conto de fadas para adultos, que por vezes nos faz sentir bem crianças. E que nos mostra como o amor pode muitas vezes ser a causa para a desgraça e a loucura.
Um livro com um final que não é bem o esperado, sem o “foram felizes para sempre” (visto que é legítimo dar a recompensa aos bonzinhos) mas após uma pequena reflexão, acabamos por aceita-lo e acabamos por nos perguntar  até que ponto Jack e a sua obcessão pela pequena cantora Acácia, não terá contribuido para o desfecho. Será que tudo aquilo não terá sido a má mecânica do seu coração?

Um pequeno livro, que se lê num pequeno folêgo. Gostei e recomendo.

SINOPSE:
Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo – um relógio de madeira – no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração – o mecânico e o verdadeiro – de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade.

Anúncios

2 thoughts on “A Mecânica do Coração / Mathias Malzieu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s