A História da minha Vida / Helen Keller

 Helen Keller – (1880-1968)

 Nascida no Alabama, Helen Keller foi dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do século XX . Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores (…). Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protectora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que se tornou num  filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller). Baseado na vida real de Helen Keller, o filme conta a comovente história de Anne Sullivan, uma persistente professora cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava. O inevitável confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha, mimando-a, sem nunca lhe terem ensinado algo concreto, é abordado durante o filme.  Anos mais tarde surgiria um remake deste filme com Melissa Gilbert (Uma casa na Pradaria) que daria vida a Helen Keller.

Em 1904 Helen Keller graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prémio Destaque a Aluno, no aniversário dos cinquenta anos da sua formatura. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, entre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.

Em 1902 estreou-se  na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. A partir de então não mais parou de escrever. (Fonte Parcial: Wilipédia).

A história da minha vida traz ao público o impressionante relato autobiográfico de Helen Keller (1880-1968), americana que, tendo ficado cega e surda aos 18 meses de idade, em fins do século XIX, conseguiu aprender a ler, escrever e falar, dominar línguas, graduar-se em filosofia e tornar-se escritora reconhecida. Com a chegada da professora Anne Sullivan à sua casa, quando Helen Keller tinha pouco menos de sete anos, seu mundo transformou-se: aprendeu a manifestar – através das palavras, até então desconhecidas os seus desejos, e sentimentos, entendeu regras, aprendeu a criar. Uma imensa felicidade, que a tirou do mundo da escuridão em que vivia: “O dia mais importante de que me lembro (…) é o da chegada de minha professora, Anne Mansfield Sullivan. Fico maravilhada quando penso no imenso contraste entre as duas vidas que este dia ligou”.

Anúncios

43 comments

    1. Olá Diogo é possivel sim, visto que é muito dificil arranja-lo em papel, provavelmente so num alfarrabista (e mesmo assim) o unico problema é que o que consigo arranjar é uma edição em word e em Português do Brasil. (é só uma questão de sotaque) se estiver deixe-me o seu mail, neste post e enviarlho-ei logo que possivel. um abraço.
      Nuno chaves

      1. Bom dia Nuno 🙂
        Muito agradecido pela resposta. Andei a procurar o livro em papel e de facto não o encontrei. Não tem importancia ser em portugues do brasil 😉
        Meu mail é: jdiogobfreitas@hotmail.com

        Abraço,
        Diogo

      2. Olá mais uma vez diogo enviar-lhe-ei assim que possivel obrigado e um abraço.

      3. ola diogo peço desculpa mas ainda não enviei, mas falo-ei ainda durante esta semana, tenho estado um pouco ausente como ja deve ter reparado pela pouca actividade do blogue. o mais tardar segunda feira irei enviar o texto em formato word ok? um abraço.

    1. Olá Clarissa, irei enviar com todo o gosto, mas repito o que didde em cima ao Diogo é uma edição em Portuges do Brasil.

      Obrigado pela sua Visita.

      1. Oi Nuno! Pra mim a leitura será perfeita então! 🙂

        Aguardo o envio!

        Muito obrigada!

        Clarissa

      2. Ola Daniela, bem vinda, esta resposta sera para si e tb. para a clarisse, o blogue esta em fase de manutenção e está a sofrer algumas alterações irei tentar enviar hoje ou amanha o livro em formato word(peço desculpa á clarisse pela demora), mas o blogue tem estado inactivo, depois irei de férias e so mesmo em setembro é que o blogue reabre, irei enviar hoje ou amanha. um beijinho e obrigado.

  1. Boa tarde Nuno Chaves,
    Estou em terapeuta da fala e solicitava, agradecendo desde já, o envio do livro “A História da minha Vida / Helen Keller ” em Pdf ou Word.
    Aguardando e obrigado
    Sandra
    Email: joasoare@netvisao.pt

  2. Boa tarde! Podes enviar-me este livro pelo word? E a propósito vc eria também o livro “Minha religião” de Ellen Keller? Obrigado.

    1. Olá Danilo terei todo o gosto em enviar-lhe o ficheiro. (penso que o su e-mail é este que apareçe na mensagem’) quanto ao outro livro não o possuo mas posso fazer uma pesquisa para ver se encontro algo.
      Cumprimentos.

  3. Olá Nuno,
    Você já tem tantos pedios…também gostaria que me mandasse o livro “A história de minha vida”, náo o encontrei em nenhum outro lugar…trabalhos com adolescentes e vou lhes contar essa maravilhosa biografia. Desde já agradeço
    thaiza.ananda@gmail.com

  4. Olá Nuno, tudo bem? Vi que tem vários pedidos, e eu gostaria de pedir também, pois já procurei e não encontrei! Amei a história de Hellen, um verdadeiro exemplo de força de vontade e superação. Ficarei muito feliz se conseguir mandar o arquivo do livro pra mim! Desde já agredeço! Meu e-mail é lili.msn_22@hotmail.com. Eliza

  5. Desculpa ser mais uma a incomodar, mas também gostaria de obter o arquivo do livro. Ficarei feliz se puder enviar para meu e-mail, otionods-ook@yahoo.com. De antemão, gostaria de saber se tem algum problema se eu colocá-lo em uma pasta compartilhada no Google Drive. Agradeço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s