A História da minha Vida / Helen Keller

 Helen Keller – (1880-1968)

 Nascida no Alabama, Helen Keller foi dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do século XX . Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores (…). Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protectora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que se tornou num  filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller). Baseado na vida real de Helen Keller, o filme conta a comovente história de Anne Sullivan, uma persistente professora cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava. O inevitável confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha, mimando-a, sem nunca lhe terem ensinado algo concreto, é abordado durante o filme.  Anos mais tarde surgiria um remake deste filme com Melissa Gilbert (Uma casa na Pradaria) que daria vida a Helen Keller.

Em 1904 Helen Keller graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prémio Destaque a Aluno, no aniversário dos cinquenta anos da sua formatura. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, entre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.

Em 1902 estreou-se  na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. A partir de então não mais parou de escrever. (Fonte Parcial: Wilipédia).

A história da minha vida traz ao público o impressionante relato autobiográfico de Helen Keller (1880-1968), americana que, tendo ficado cega e surda aos 18 meses de idade, em fins do século XIX, conseguiu aprender a ler, escrever e falar, dominar línguas, graduar-se em filosofia e tornar-se escritora reconhecida. Com a chegada da professora Anne Sullivan à sua casa, quando Helen Keller tinha pouco menos de sete anos, seu mundo transformou-se: aprendeu a manifestar – através das palavras, até então desconhecidas os seus desejos, e sentimentos, entendeu regras, aprendeu a criar. Uma imensa felicidade, que a tirou do mundo da escuridão em que vivia: “O dia mais importante de que me lembro (…) é o da chegada de minha professora, Anne Mansfield Sullivan. Fico maravilhada quando penso no imenso contraste entre as duas vidas que este dia ligou”.

Anúncios

43 thoughts on “A História da minha Vida / Helen Keller

    1. Olá Diogo é possivel sim, visto que é muito dificil arranja-lo em papel, provavelmente so num alfarrabista (e mesmo assim) o unico problema é que o que consigo arranjar é uma edição em word e em Português do Brasil. (é só uma questão de sotaque) se estiver deixe-me o seu mail, neste post e enviarlho-ei logo que possivel. um abraço.
      Nuno chaves

      1. Bom dia Nuno 🙂
        Muito agradecido pela resposta. Andei a procurar o livro em papel e de facto não o encontrei. Não tem importancia ser em portugues do brasil 😉
        Meu mail é: jdiogobfreitas@hotmail.com

        Abraço,
        Diogo

      2. Olá mais uma vez diogo enviar-lhe-ei assim que possivel obrigado e um abraço.

      3. ola diogo peço desculpa mas ainda não enviei, mas falo-ei ainda durante esta semana, tenho estado um pouco ausente como ja deve ter reparado pela pouca actividade do blogue. o mais tardar segunda feira irei enviar o texto em formato word ok? um abraço.

    1. Olá Clarissa, irei enviar com todo o gosto, mas repito o que didde em cima ao Diogo é uma edição em Portuges do Brasil.

      Obrigado pela sua Visita.

      1. Oi Nuno! Pra mim a leitura será perfeita então! 🙂

        Aguardo o envio!

        Muito obrigada!

        Clarissa

      2. Ola Daniela, bem vinda, esta resposta sera para si e tb. para a clarisse, o blogue esta em fase de manutenção e está a sofrer algumas alterações irei tentar enviar hoje ou amanha o livro em formato word(peço desculpa á clarisse pela demora), mas o blogue tem estado inactivo, depois irei de férias e so mesmo em setembro é que o blogue reabre, irei enviar hoje ou amanha. um beijinho e obrigado.

  1. Boa tarde Nuno Chaves,
    Estou em terapeuta da fala e solicitava, agradecendo desde já, o envio do livro “A História da minha Vida / Helen Keller ” em Pdf ou Word.
    Aguardando e obrigado
    Sandra
    Email: joasoare@netvisao.pt

  2. Boa tarde! Podes enviar-me este livro pelo word? E a propósito vc eria também o livro “Minha religião” de Ellen Keller? Obrigado.

    1. Olá Danilo terei todo o gosto em enviar-lhe o ficheiro. (penso que o su e-mail é este que apareçe na mensagem’) quanto ao outro livro não o possuo mas posso fazer uma pesquisa para ver se encontro algo.
      Cumprimentos.

  3. Olá Nuno,
    Você já tem tantos pedios…também gostaria que me mandasse o livro “A história de minha vida”, náo o encontrei em nenhum outro lugar…trabalhos com adolescentes e vou lhes contar essa maravilhosa biografia. Desde já agradeço
    thaiza.ananda@gmail.com

  4. Olá Nuno, tudo bem? Vi que tem vários pedidos, e eu gostaria de pedir também, pois já procurei e não encontrei! Amei a história de Hellen, um verdadeiro exemplo de força de vontade e superação. Ficarei muito feliz se conseguir mandar o arquivo do livro pra mim! Desde já agredeço! Meu e-mail é lili.msn_22@hotmail.com. Eliza

  5. Desculpa ser mais uma a incomodar, mas também gostaria de obter o arquivo do livro. Ficarei feliz se puder enviar para meu e-mail, otionods-ook@yahoo.com. De antemão, gostaria de saber se tem algum problema se eu colocá-lo em uma pasta compartilhada no Google Drive. Agradeço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s