Booking Thrugh Thursday / Something old, something new

Tenho seguido atentamente a Paula (Viajar pela Leitura) que por sua vez também seguiu outro blogue… que também seguiu outro blogue (uma verdadeira cadeia) nesta aventura que é o  BTT (Booking ThrughThursday) e tenho andado a adiar a minha participação nesta verdadeira maratona de respostas  ás quintas-feiras.

Dei um salto ao Booking ThrughThursday um blogue  que semanalmente coloca questões bastante engraçadas e interessantes e decidi juntar-me ao já vasto grupo de participantes neste passatempo. espero não ter chegado atrasado. 

All other things being equal–do you prefer used books? Or new books? (The physical speciman, that is, not the title.) Does your preference differentiate between a standard kind of used book, and a pristine, leather-bound copy?

Com tudo o resto igual, pre­fe­res livros usa­dos ou livros novos? A tua pre­fe­rên­cia faz-​te esta­be­le­cer uma dife­rença entre um nor­mal livro usado e um exem­plar novo, com capa de couro?

Pessoalmente sou viciado em livrarias, é algo que não resisto mesmo quando não compro nada tenho sempre de dar uma vista de olhos não só ás novidades como aos livros que já foram editados á mais tempo. Mas regra geral prefiro comprar livros novos, embora de vez em quando visite um alfarrabista pois consigo encontrar este ou aquele livro que já não circula, ou algum outro que por um qualquer motivo qualquer não comprei.

Não me importo nada de ler livros usados (mas têm de ser meus) raramente leio livros emprestados ou alugados na biblioteca. (cada maluco sua mania!) mas o facto de os comprar e de os trazer comigo para casa, arranjando-lhes sempre um cantinho especial nas prateleiras junto aos outros é algo que me dá bastante prazer.

Sou muito picuinhas com os meus livros, podem ser usados, mas não a cair de maduros (excepto um ou outro muito, muito antigo) andei á uns anos à procura de uma “suposta” continuação de O Conde de Monte-Cristo chamada “A Mão do Finado” escrito por Alfredo Hogan e encontrei uma edição de 1905 já muito comida pelo tempo e que estou á espera de mandar restaurar por um encadernador à antiga. Embora pessoalmente prefira os livros em capa mole, pois são mais faceis de manusear e levar para todo o lado, tenho bastantes em capa de couro, mas acho-os um pouco impessoais, visto que geralmente todas as lombadas são idênticas, muitas delas chegam a ser mandadas fazer por encomenda (embora já não se use muito) mas prefiro definitivamente muita cor e diferença na minha pequena biblioteca.

E pronto, penso que não me saí mal na resposta acho que é isto que se prentendia nesta pergunta, aguardo então pela próxima 🙂

Outras Respostas a esta Questão:

Viajar pela Leitura | N Livros | Floresta de Livros | Na Companhia dos Livros |

 

 

2 thoughts on “Booking Thrugh Thursday / Something old, something new

Deixe uma Resposta

