Livros da minha Infância (I) – Os Cinco (estão de volta)

Quem não se lembra ou nunca ouviu falar dos cinco? Eu li-os à practicamente 30 anos  (só assim me dou conta de como os anos passaram). Ainda existem cá por casa alguns dos livrinhos que povoaram a minha infância e os cinco estão em destaque. Existem várias edições que já por cá andavam com a chancela da  E.N.P. (Empresa Nacional de Publicidade), mas para mim e para a minha geração foram as edições da já extinta Editorial Notícias (actual Casa das Letras) que fizeram as delicias de muitas e muitas horas de leitura. Mas o que é que os cinco têm de especial que os outros não têm. não sei !, Sei que marcaram a minha infância e a infância de muitos miúdos que como eu não perdiam uma unica Aventura.

Á  semelhança de muitas outras do género a receita é simples: 4 ou 5 miúdos um cão, uns quantos bandidos bem básicos e pouco inteligentes, um caso bicudo e temos “Uma Aventura” (trocadilho).

Os Cinco estão de volta! para as novas gerações, espero que a minha filha goste tanto ou mais do que eu destas aventuras que ainda são do tempo onde não existia Internet, PSP (leia-se Playstation), Ipod e Ipad’s e outros que mais, mas onde a amizade a união e a força se sobrepunham a todas as adversidades e acabavam sempre (é obvio) com a vitória dos bravos cinco. Eu sei que são um bocadinho antigos! e muito tolos! mas eram tão fixes.

A nova edição dos cinco (desta vez sob a alçada da Oficina do Livro) já está á venda desde o dia 19 de Setembro e os dois primeiros volumes (Os Cinco e a ilha do tesouro e A nova aventura dos Cinco) são como os mais velhos se devem lembrar os dois primeiros de uma colecção de 21 livros. Irá manter-se o formato 14×21 mas surgirá com uma nova cara e uma nova tradução. Esta nova edição portuguesa inclui ainda uma nota da neta de Enid Blyton sobre “todo um mundo de mistérios e aventuras para explorar” que a sua avó criou e com o qual encantou gerações. Os Cinco” (The Famous Five, no original) é provavelmente a série mais conhecida da autora inglesa, que escreveu 21 histórias dos rapazes Júlio e Davide, das raparigas Ana e Zé e do cão Tim.

Os Cinco no Mistério Juvenil

E vocês quas foram os livros que marcaram a vossa infância?

2 thoughts on “Livros da minha Infância (I) – Os Cinco (estão de volta)

Deixe uma Resposta

