O Príncipe da Neblina – Carlos Ruiz Zafón

O Príncipe da NeblinaTalvez porque mal tenha terminado um livro que me marcou particularmente (O Remorso de Baltazar Serapião) ou talvez por causa da amigdalite que me fez concentrar mais nas dores de garganta do que propriamente na leitura, entrei com pé esquerdo na história do príncipe da neblina.

Talvez tenha sido pela excitação de voltar aos mundos fantásticos criados por Zafón, mas o facto é que falhou qualquer coisa (nem eu próprio sei o quê) no início desta narrativa.

Trata-se do primeiro livro publicado pelo autor espanhol (1993) ainda longe da mestria das danças e contra-danças de “A Sombra do Vento” e “O Jogo do Anjo”, mas o estilo muito próprio do autor está lá, não faltam o suspense e o mistério que são palavra de ordem nas obras deste mágico contador de histórias e que marca com linhas bem definidas o que mais tarde se veio a comprovar.

É bem verdade que esta história se encontra na categoria de leitura infanto-juvenil… eu discordo e subscrevo o autor que diz que é um livro para jovens dos 9 aos 99.

Apesar de não arrancado bem com a sua leitura “O Príncipe da Neblina” foi a pouco e pouco despertando a minha curiosidade o que aconteceu já depois de 30 ou 35 páginas lidas. Assumo que sou fã de histórias carregadas de mistérios e segredos e como tal esta novela de Carlos Ruiz Zafón não desiludiu. Durante a leitura deste deste livro pensei em dois outros livros lidos já uns bons anos “A Colina das Bruxas” e O Circulo de Blackburn” ambos de Marion Zimmer Bradley, que não andam muito longe deste Príncipe de Zafón.

Fantasia a mais e um final um tanto ou quanto apressado e disparatado, mas… para quem quer passar uma bela tarde de chuva enrolado num sofá ou passar uma madrugada de ventania (como eu até ás 4 da manhã) com uma história repleta de segredos misteriosos e personagens sobrenaturais este livro não decepciona e lê-se num ápice. (é como comer canja).

 Gostei particularmente da nota inicial do autor (escrita já em 2007) e que tenho a certeza que daqui por muitos anos fará sonhar muitas gerações de leitores.

Sinopse: Um diabólico príncipe que tem a capacidade de conceder e realizar qualquer desejo… a um preço muito elevado.
O novo lar dos Carver, numa remota aldeia da costa sul inglesa, está rodeado de mistério. Respira-se e sente-se a presença do espírito de Jacob, o filho dos antigos donos, que morreu afogado.
As estranhas circunstâncias dessa morte só se começam a perceber à medida que os jovens Max, a irmã Alicia e o amigo Roland vão descobrindo factos muito perturbadores sobre uma misteriosa personagem de seu nome… o Príncipe da Neblina.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s