Para rir ou para chorar?

Sabia que Eça de Queiroz morreu à relativamente pouco tempo? Não?Mas sabe com certeza que quem escreveu um romance chamado os Maias foi Egas Moniz? E não me diga não percebe nada de Português…

Mas não é preciso acreditar em Deus ou ser religioso, para saber que quem escreveu O Evangelho segundo Jesus Cristo foi Moisés!… ou terão sido os Apóstolos?… Não, parece que foi o João Paulo!…  ou alguém dentro da igreja há muitos anos. Uma coisa coisa é certa! não foi definitivamente José Saramago.

Estas foram algumas da respostas que foram dadas a uma entrevista levada a cabo pela revista sábado a jovens estudantes universitários. Num video que definitivamente estava destinado a mostrar a burrice e só a burrice, mas tenho a certeza (espero!) que muita gente respondeu acertadamente, mas a ideia não era mostrar a cultura geral.

De qualquer das formas é preocupante, pois é uma pequena amostra da cultura geral dos nossos universitários. Ainda bem que não é geral! E tenho a certeza que esta geração que é tida como a mais preparada e qualificada dos últimos anos não é toda assim. Mas também houve quem tivesse afirmado que esta reportagem tinha sido feita apenas para denegrir a imagem destes crânios que são os mais qualificados e trabalhadores de sempre (e que mais impostos pagam) e que a culpa é mesmo das gerações anteriores que deixaram o país na bancarrota.

Artes não é comigo! Política não é comigo! Cinema não é comigo! religião não é comigo! Cultura geral não é comigo!

Ninguém tem necessáriamente de saber tudo! e obrigatoriamente a cultura geral não tem que rebentar a escala, mas respostas destas a mim preocupam-me, principalmente porque considero estar a meio da tabela em questões de cultura geral. O que tenho pena é que a geração anterior se esteja a empenhar para deixar o futuro desta nação nas mãos de alguns destes pequenos génios. (ainda bem que não é geral!)

Mas também houve outras respostas engraçadas…

– A Capital dos Estados-Unidos é Inglaterra.

– Manoel de Oliveira é um Maestro!… não é um Cinematógrafo (?)

– Quem pintou a Mona Lisa foi Leonardo DiCaprio

Ora veja este video em:

 http://www.sabado.pt//Multimedia/Videos/Vox-Pop/VoxPop–A-ignorancia-dos-nossos-universitarios.aspx?id=411304

5 comments

  1. Também vi o vídeo em questão e a minha alma ficou parva, como se costuma dizer. Esta gente teve “Os Maias” como objecto de estudo há tão pouco tempo e não fixaram o nome do seu autor?! O nome do Presidente da Comissão Europeia está nos serviços notíciosos todos os dias e ninguém sabe qual o nome do senhor?!
    Concordo que a maioria dos entrevistados pela revista não devem ser tão ignorantes como os retratados na reportagem, mas esta pequena amostra é o bastante para ficar alarmado.
    Como escrevi no Facebook “Esta gente já lia uns jornaizitos, não?”

    Boas leituras 🙂

  2. Olá Nuno, sabes o que me chocou neste vídeo??
    O objectivo da revista Sábado.
    O questionário aos alunos era constituído por 20 perguntas parece-me, e quais as que eles colocaram??? As que os alunos erraram…
    Porque não fizeram um vídeo das perguntas às quais os alunos acertaram???
    Há aí alunos que só aparecem uma vez, ora só erraram numa questão, o que quer dizer que acertaram nas outras…
    Não quero desculpar as respostas dadas pelos alunos, mas é VERGONHOSO o objectivo da revista…

    1. Olá Paula, tenho a certeza absoluta que o objectivo da revista era mesmo este… estupidificar (ainda mais os alunos) eu não posso acreditar que tenha sido só aquilo.

Deixe uma Resposta

