Eu e os Livros em 2012

Cada novo ano que começa é como se fosse para mim o primeiro. É sempre um virar de página como se tudo o que estivesse para trás, ficasse esquecido, o mesmo em relação ás minhas leituras… é como começar tudo de novo.

Este ano e pela primeira vez criei para mim mesmo uma meta de leitura que muito provavelmente não será cumprida, pois gosto de ir lendo ao sabor das marés (leia-se tempo e vontade) sem obrigações. Mas esta não é uma meta qualquer, deve-se ao facto de também eu não estar imune á situação que (para não variar) o nosso país atravessa, no meu caso o desemprego chegou de mansinho e nem sequer bateu á porta. Não antevejo grandes melhorias na minha situação mas… há sempre um mas.

E como infelizmente para quem gosta de ler no nosso país, o sacríficio financeiro é demasiado elevado, muitos terão provavelmente de se conter nas compras, pois segundo parece, isto não vai ficar por aqui.

Mas temos sempre as bibliotecas que nos podem ajudar a poupar, os alfarrabistas, uma ou outra promoção que irá aparecer, as feiras de livros, enfim mil e uma maneiras para que em tempos de crise… ninguém possa dizer “eu não leio porque não tenho dinheiro e os livros são demasiado caros”.

No meu caso… a não ser que haja uma mudança muito grande e principalmente na minha carteira irei aproveitar (nem tudo é mau) para por em dia as eternas listas de espera. Tenho nas minhas prateleiras alguns livros que têm sido preteridos por outros mais recentes e que aguardam pacientemente que eu lhes pegue e os descubra.

Nos planos de leitura estão alguns livros mais recentes que fui comprando em 2011, outros que me ofereceram e outros que como já disse aguardam a sua vez para irem sendo desfolhados.

Este ano darei uma volta pelo mundo do Booker Prize, conto ler 5 ou 6 livros vencedores deste importante prémio… e prontinhos a saltar da estante estão já “A Linha da Beleza”, “Os filhos da meia-noite”, “O Deus das Pequenas Coisas”, ” O Sentido do fim” e os muito aguardados “A Vida de Pi” e “O Tigre Branco”.

Gostaria também de dar um salto (um pouco mais curto) aos Nobel de Literatura, a postos estão: José Saramago (…), Nadine Gordimer, Toni Morrison e Vargas Llosa.

No que toca a fantasia um género que muito aprecio, conto regressar aos Sete-Reinos e reencontrar “velhos amigos” das “Crónicas de gelo e Fogo”, partirei do sétimo volume (e se for possível) até aos “Reinos do Caos” a ser editado este mês. Ainda pelo mundo da Fantasia irei terminar a aventura que começou á 9 anos anos atrás com Eragon e Saphira no muito aguardado desfecho da saga da “Herança”. Uma das minhas prendas deste último Natal.

Revisitarei alguns dos meus autores de eleição para começar: Paul Auster e “Invísivel” este é um dos livros que está mais zangado comigo pois aguarda desde o Natal de 2009 altura em que me foi oferecido. Também Marc Levy que acompanho á 12 anos e está entre os meus favoritos. Conto também reencontrar a Drª Kay Scarpetta e o detective Marino da autora Patricia Cornwell.

2012 será o ano em regressarei aos livros da minha infância aqueles que já li milhentas vezes mas que nunca desiludem previstos estão “O Livro da Selva”, “Tom Sawyer” e “A Ilha do Tesouro”

Em Português, gostaria de voltar a valter hugo mãe que me arrebatou o ano passado com “O Remorso de Baltazar Serapião”. Ano que não leia Rosa Lobato Faria não é ano e por isso “A Flor do Sal” aguarda também a sua vez. (desta autora que ainda me faltam provavelmente 3 ou 4 livros tenho feito render o peixe… não sei muito bem porquê). Miguel Sousa Tavares também aguarda a sua vez.

Thomas Harris, Daniel Silva, Katherine Neville, James Rollins, Lars Kepler e Robin Hobb, são também autores que com muio jeitinho entrarão nesta meta de leitura.

Para finalizar e será muito provavelmente a excepção: Carlos Ruiz Zafón, irão ser editados muito provavelmente 2 livros deste autor que tanto aprecio… a crise que lixe não posso perder.

Deixo-vos com as continhas deste ano:

Livros Novos 23 284.88 Euros
Compras em 2010 e anos anteriores 7 11.95 Euros
Empréstimos 0 0
Requisições à biblioteca 0 0
Ofertas 5 91.09 Euros
Poupei em 2011 103.04 Euros
Gastei em 2011 284.88 Euros
Lidos em 2011 35  33 (2 desistencias)

E pronto, tantos livros tão pouco tempo, esta é a minha meta… se irei cumprir não sei! Pelo menos irei tentar.

Ah! e também faz parte da meta  reduzir no café, no açucar, no sal, no… e no… e nos cigarros… Ups!

Um bom ano a todos!

7 thoughts on “Eu e os Livros em 2012

  1. Olá Nuno!

    Acho que os cigarros podias dispensar já! Eheheh :))
    Compreendo muito bem o que dizes em termos do teu ritmo de leitura. E ainda mais na quantidade de autores que referes que também gosto (mais os de fantasia, tirando o Levy e o Zafon).

    Um bom Ano 1012 para ti 🙂 Beijocas

    1. Olá Sofia, desejo-te um excelente ano de 2012!
      Com muitos e bons livrinhos para ler, nós por cá vamos opinando sempre que possível.
      Vamos lá ver esta meta para 2012.

  2. Gostei deste artigo 🙂 Original! Eu tenho previsto ler ” O Sentido do fim” que consegui comprar em Lisboa nos últimos dias, e de Saramago, depois de descobrir Clarabóia, vou-me aventurar com “O ano da morte de Ricardo Reis”. No inicio do mês de Dezembro propus no blog a leitura conjunta deste livro para os meses de janeiro/fevereiro e até agora somos 3 a participar. Se te animar a ideia….Boa sorte com o desafio!

  3. Tens aí grandes livros para ler.
    Esta crise vai pôr muita gente a comprar menos liros, mas por outrpo lado é uma boa oportunidade para aqueles que tÊm muitos livros não-lidos em estante, aprovitarem para ler mais do que têm em fila de espera. Eu que o diga, que também fiquei agora desempregada e vejo as coisa mal paradas.

    Boa leituras para 2012.

    1. Olá Ana, lamento saber que também estás desempregada, isto começa a ser deveras preocupante… querer trabalhar e não conseguir, mas ao menos uma coisa boa:continuarei a ler sem ter que gastar dinheiro que cada vez é menos e no meu caso pior ainda, além de ter uma filha pequena no infantário são todos os outros compromissos que com dificuldade vamos pagando. Enfim…
      Um bom ano para ti e para os teus. Boas leituras.

  4. Olá Nuno,
    Este ano também irei ler muita coisa que tenho na prateleira 🙂 a ver se faço uma “limpeza” 😛
    Afinal, tenho por aqui tanta coisa boa que nem justifica estar a gastar dinheiro em livros novos 😀
    Mas já deu para ver que estás com bastante pica para este ano 🙂

    Vou continuar com algumas parcerias no blogue e com os passatempos. Introduzi uma rubrica nova que copiei de um blogue estrangeiro e começa Segunda feira no nome é “It´s Monday! What Are You Reading”. Pretende que se partilhe o que se está a ler de momento (à segunda feira). Algumas pessoas participaram logo na apresentação da rubrica se quiseres ver dá um saltinho ao viajar.

    1. Vou já lá dar um salto.´Muito perpicaz em ralação á pica de leitura para este ano, vamos lá ver se consigo cumprir. 🙂

Deixe uma Resposta

