O Livro das Ilusões – Paul Auster

O LIVRO DAS ILUSÕESA par de Palácio da Lua este “Livro da ilusões” é sem dúvida o melhor livro de Paul Auster.

Para começar a sinopse sugere um livro misterioso e mágico… e é mesmo assim é mágico.

Ler o livro das ilusões é quase como se estivéssemos a ver um filme, entramos nas cenas, fazemos parte delas tão intensamente que quase nos diluímos na história.

E se de repente você pensasse que a vida já não vale a pena, que tudo o que tinha dado como certo e adquirido já não existe? É com este dilema que David Zimmer o protagonista dá inicio a esta maravilhosa história, que é tão genial que quase parece uma ilusão.

E se de repente recebesse um telefonema de alguém que desapareceu à muitos anos e que era suposto já nem sequer estar vivo e lhe diz que gostaria muito de se encontrar consigo, provavelmente pensaria que se tratava de uma brincadeira de mau gosto.

Estas são as duas tramas centrais de O livro das Ilusões, que se divide  em duas fases muito distintas: A de David que acaba de perder a mulher e o filho num trágico acidente e a de Hector Mann um artista de cinema mudo que desapareceu subitamente à mais de sessenta anos, quando estava no auge.

É mais um livro espectacular de Paul Auster (que muitos dizem ser o melhor escritor americano da actualidade) que é um verdadeiro contador de histórias e nunca é aborrecido. As suas tramas são mágicas e completamente inesperadas. São verdadeiras histórias de redenção e de encontros com nós próprios. E tal como na vida para haver vitória é preciso que haja dor.

E o que se pode dizer mais de um livro que se adorou?… Recomendá-lo a todos aqueles que gostam de uma boa história, bem contada, uma história que tem tanto de trágica como de cómica. Uma história muito clara com muitas e poucas ilusões.

O Livro das Ilusões é sem duvida um livro inesquecível.

SINOPSE:
Após a morte da mulher e dos filhos num acidente de avião, David Zimmer entra em depressão. Para tentar fugir ao desespero, entrega-se à escrita de um livro sobre Hector Mann, um virtuoso do cinema mudo dado como desaparecido em 1929. Publicada a obra, David aceita traduzir as Memórias do Túmulo, de Chateaubriand, e refugia-se num lugar perdido para fazer face à hercúlea tarefa que se impôs. É então que recebe uma estranha carta proveniente de uma pequena cidade do Novo México, supostamente escrita pela mulher de Hector: «Hector leu o seu livro e gostaria de encontrá-lo. Está interessado em pagar-nos uma visita?» Trata-se de uma impostura ou Hector Mann está realmente vivo? Zimmer hesita, até que uma noite uma jovem mulher lhe bate à porta e o obriga a decidir-se, transformando para sempre a sua vida. Contada pela jovem mulher, a história do extraordinário e misterioso Hector Mann é o fio condutor do presente romance. Mas o poder narrativo de Paul Auster transporta-nos bem para lá da magia do cinema mudo e mergulha-nos no coração de um universo muito pessoal, em que o cómico e o trágico, o real e o imaginado, a violência e a ternura se misturam e dissolvem. Com O Livro das Ilusões, Paul Auster – um dos mais talentosos e originais escritores americanos – oferece-nos aquela que é, porventura, a mais rica e empolgante das suas obras.

Anúncios

4 thoughts on “O Livro das Ilusões – Paul Auster

  1. Tenho este livro na pilha de livros para ler, na sua versão original. Na realidade, quando o fizer será uma releitura, já que para mim foi tema de estudo numa disciplina de Cultura Inglesa na universidade. E como todos os livros que são de leitura obrigatória, não foi disfrutado da melhor maneira.
    Espero encontrar a magia de que falas, Nuno, quando o fizer.

    Boas leituras 🙂

  2. Paul Auster é um magnífico contador de historias. Já acabei ·”O caderno vermelho” e agora estou com “Diário de Inverno”. No entanto, o segundo (também mais extenso parece uma continuação do primeiro).

    Ontem começaram a sair imensas publicações tuas antigas no GoogleReaders, e penso que te dei os parabéns fora da data. Desculpa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s