Livraria Barateira – Os Livros estão de Luto

Segundo circula por aí… por ordem de um tribunal, a Barateira uma das mais antigas livrarias da minha cidade fechou portas. (Mais uma)

Segundo parece irá dar lugar a uma Garagem (?) sim com a crise que aqui anda, seguramente farão falta muitos nichos para guardar “submarinos” por falta de dinheiro paea combustível.

Á semelhança da Livraria Portugal, “A Barateira” um dos últimos bastiões livreiros acabou por tombar.

Espero que muita gente sinta a falta do Senhor Rui e dos cantos Gregorianos a metro… e também dos metros e metros de prateleiras com livros de outras eras… livros vivos que agora estão a morrer com o fecho da sua casa.

Artigo sobre a Livraria Barateira / Página a Página – 17-01-2010

8 comments

    1. É uma sensação estranha Jojo… esta ainda conseguiu bater mais forte do que a Livraria Portugal… era um sitio que frequentava á anos, fiz lá tantas compras… quando queria aquele livrinho que não encontrava em mais lado nenhum… ali estava ele á minha espera. Enfim.

  1. Eu vou lá há pouco tempo mas gostava tanto do sr. Rui e da sua disponibilidade. Só falta fecharem os alfarrabistas da baixa para o cúmulo! Oh gente ignorante!

  2. Não posso acreditar!!
    Só tive oportunidade de conhecer a Barateira há relativamente pouco tempo. Há coisa de um ano e tal tive a felicidade de passar a esta porta e a curiosidade de lá entrar. A partir desse dia fiz deste espaço “o meu cantinho”. Sempre que procurava um livro, que não me apetecia ir tão cedo para casa, que me sentia um pouco triste ou, por vezes, por razão nenhuma, lá subia a Rua Nova da Trindade para me refugiar “no meu cantinho”.
    Sem dúvida, sentirei falta do Senhor Rui, da sua disponibilidade, e dos tantos livros que enchiam aquelas prateleiras.

  3. O negócio dos livros morreu em Portugal. Editores de qualidade, livreiros e alfarrabistas, está tudo a desaparecer ou já desapareceu. Agradeçam aos hipermercados e aos tubarões editoriais que não percebem nada do assunto. Portugal, agora em pleno, um país de analfabetos.

Deixe uma Resposta

