3 Anos de Página a Página

O mais difícil, não é criar um blogue, mas sim alimentá-lo… À semelhança de uma planta, um blogue nasce e vai crescendo, lentamente. À semelhança das plantas os blogues, têm de ser alimentados e acarinhados, para que possam crescer e renovar-se. Essa é a tarefa mais difícil (os bloggers sabem-no bem).

O Página a Página, completa hoje 3 anos, este último ano foi particularmente difícil, a falta de tempo, a falta de paciência, o cansaço, as várias questões e problemas pessoais que acabam sempre por influenciar a nossa atitude e a forma de estar. Alturas houve em que me apeteceu sinceramente desligar  de vez este projecto, mas o coração falou mais alto, sei que quem me segue regularmente e que quem como eu partilha esta paixão pelos livros e mantém também um cantinho, me entende e sabe do que falo.

O Página nasceu em 2009, com o intuito de ir guardando as opiniões acerca das minhas leituras, nem eu sei muito bem porquê… (nessa altura o Goodreads ainda não era muito conhecido) 🙂 De qualquer das formas, foi crescendo e eu com ele. Fui retirando ideias daqui e dali, fui descobrindo novos blogues e conhecendo outras pessoas, com quem fui travando amizades e discutindo ideias. Creio que foram as pessoas com quem fui trocando impressões, que me fizeram aguentar até hoje. Algumas dessas pessoas, são para mim hoje “quase” uma família… é como se nos  conhecêssemos desde sempre.

Principalmente no último ano os blogues sofreram muitas alterações, principalmente porque a grande maioria se expandiu para as redes sociais, com maior incidência no Facebook. Se por um lado o contacto directo com os leitores se estreitou mais, por outro lado muitos dos blogues, perderam muitos visitantes e acima de tudo, acabaram por perder a sua essência. (mudança dos tempos).

Ainda há dias em conversa com um seguidor do blogue, dei-me conta de que também o Página a Página, perdeu a sua essência… Este “meu amigo” disse-me que cada vez menos visitava os muitos blogues que existem acerca de livros, pelo motivo de “serem todos iguais” e que tinha algumas saudades da irreverência do Página de há 3 anos. É verdade também eu sinto que as coisas estão diferentes e que por vezes caímos num “deixa-andar” e num facilitismo gratuito que nem aquece nem arrefece. No último ano houve várias paragens por aqui, aquilo que inicialmente era um hobbie e um prazer, passou a ser uma obrigação e uma chatice. Creio que em momentos como esses o melhor, será mesmo parar e reflectir um pouco.

No próximo ano, irei tentar recuperar o espírito inicial deste espaço. Independência, Isenção e Irreverência (o compromisso dos 3 is) 🙂 conto com as pessoas que gostam de livros e que gostam do Página a Página, que me ajudem e participem mais activamente, neste cantinho que é tão meu como vosso. Participem, comentem, discutam.

Tenho a agradecer as mais de 480.000 visitas. Agradeço a todos aqueles que por aqui passaram, aqueles que comentaram e trocaram ideias comigo. É a nossa paixão pelos livros que nos une.
Os livros, aqueles amigos que nos confortam, que nos ensinam e que nos ajudam a crescer. Os livros, aqueles que nos fazem sonhar e viajar para lugares distantes onde apenas “alguns” irão.

Poesia, Romance, Prosa, Policial, Fantasia. Não importa o género, não importa os estilo.

Vivam os Livros!

58 thoughts on “3 Anos de Página a Página

  1. Muito Parabéns… Confesso que só agora descobri o Página a Página (Mea Culpa!), mas irei visitá-lo mais vezes :)… na expectativa de ver e ler: Independência, Isenção e Irreverência (o compromisso dos 3 is)

  2. Parabéns ao blogue Página a Página!!! Continuação de muito sucesso, um caso único que admiro pela coragem de ler só o que lhe apetece, sem parcerias, e com excelentes opiniões, beijinhos 🙂

  3. Olá Nuno 😀
    E cá estamos nós para celebrarmos mais um ano e com muito Style ahahahaha
    Sabes que te tenho muita amizade 😀 e que te sigo desde que criaste o Página à Página que o primeiro selo que atribuiu de “blogue da semana” (acho que não estou em erro) foi ao Viajar pela leitura, nesta altura ainda não tínhamos esta amizade que se foi construindo ao longo destes anos 😀

    Que por muitos mais anos estejamos cá a ler e a partilhar opiniões!!
    É certo que muitos blogues são parecidos como te dizia o teu amigo, mas depois de vermos muitos, seleccionamos aqueles que nos dizem mais, é isso que costumo fazer 😀 e agora já não cometo muitos enganos quando escolho um livro para ler baseada na opinião de outra pessoa 😀

    Um abraço e brindemos a estes 3 anos e por aqueles que ainda virão 😉

    1. É verdade Paula… já nem me lembrava do selo “Blogue da Semana” (isso hoje em dia é tão usual….) mas há 3 anos atrás não era.
      É sempre com muito carinho que recebo os teus comentários e a tua amizade, que tem sido constante nestes últimos 3 anos. Agradeço-te por isso.
      E despeço-me com muito Style!… 🙂 🙂 🙂

  4. Muitos parabéns! Espero que os próximos tempos sejam de inspiração e motivem a continuar o bom trabalho.
    Compreendo perfeitamente a sensação de “obrigação” que por vezes temos em relação aos nossos blogues, mas já não stresso se estiver vários dias sem colocar nada de novo.
    Vou tentar tirar fotos das minhas estantes em breve e mandar 🙂

    1. Olá Landslide! isso é que é falar! cá espero as fotos das tuas estantes 🙂
      Vamos então tentar continuar esta paixão em partilhar estórias (sem obrigações)
      Até breve.

  5. Muitos parabens! 3 anos nesta vida é quase 10, especialmente quando estamos sozinhos a administrar e a dar essa vida que falaste aos nossos blogs. O que vale é que o pouco feedback que nos dão os nossos leitores e seguidores compensam todo o trabalho e todas as iniciativas.

    Beijinhos

    1. Olá Ler por Gosto não cansa (tens de me dizer o teu nome… é estranho tratar-te pelo nome do blogue) 🙂
      O feddback é cada vez menor… e tal como referi, principalmente desde que a maioria dos blogues se expandiu para o facebook, tem sido sempre a cair. Compreendo que o Feedback nas redes sociais, seja mais rápido, mas não é tão intenso.
      Obrigado pela tua visita e conto contigo, pelo menos para mais 3 anos. 🙂

      1. Podes me tratar por Ne.

        Olha apesar do face eu cada vez dou mais importancia e atenção ao meu blog. Está bem que se divulga mais rapido, mas faço o sempre com o blog como intermediário.

        Obrigado eu.

  6. Parabéns pelo 3º aniversário!

    E que continues a escrever sobre livros ou outros assuntos, que te deem prazer partilhar! É evidente que ninguém é incólume ao tempo e que não seguimos todos um modelo rígido, há que procurar novos rumos, e ideias, para continuar a ser um prazer escrever e comentar. Porque só assim vale a pena! 🙂

    Continuação de boas leituras!

  7. Parabéns pelos três anos de blog, praticamente não vos conhecia, mas do pouco que li até agora gostei bastante.
    Desejo que os três anos se multipliquem por muitos mais e continuem com o bom trabalho:)

  8. Que vergonha só agora conhecer este cantinho, mas mesmo assim não deixo de lhe dar os parabéns!!! E que continue assim por muito tempo!

    1. É sempre assim Angelina Violante, nunca é tarde, para descobrir-mos novos espaços! Eu já tinha ouvido falar em ti através de comentários que deixaste no “Estante de Livros”
      Tens um blogue também??? qual é o endereço?
      Obrigado pela tua visita e conto falarmos mais vezes

  9. Olá Nuno!

    Muitos parabéns! 3 anos é muito tempo e passa num instante! E 3 anos são muitos livros!

    Só tenho pena de não conseguir comentar mais vezes, porque o tempo também é pouco.

    Os meus parabéns e continua por mais uns anos!

    Grande abraço!

    1. Grande Luis… Obrigado pela tua visita, ainda és daqueles que se mantém fiel:) mesmo que o tempo não o permita tantas vezes quanto gostariamos, passa-se o mesmo comigo.
      É pá a ver se a gente combina aí qualquer coisa. Da ultimo vez que nos vimos foi na vinda do George Martin a Portugal e já lá vão muitos meses…
      Um grande abraço para ti.

      1. É verdade, e aí quase não deu para falar. Deviamos combinar um jantarzito com a malta mais viciada em livros para trocarmos umas opiniões!

  10. Parabéns Nuno Chaves pelo teu blogue e por estes 3 anos. Venham muitos mais, com a qualidade e isenção que sempre demonstras. Beijinhos

  11. Muitos parabéns pelo blog e pela resistência durante estes 3 anos!!! É dificil para muitos manter o propósito e o caminho! Muita força e continuação de bom trabalho!!! A excelência é o limite!!!

    1. Olá Ester bem vinda ao página a página…. espero daqui para a frente poder contar consigo muito mais vezes.
      Tem algum blogue que eu possa visitar?
      Boas leituras e obrigado pela visita!
      Beijinhos.

  12. Aqui vai um comment com style 😀 Um grande beijinho Nuno e parabéns pelo teu trabalho, que para mim, é uma verdadeira inspiração para ser a blogguer que sou hj. Um grande beijinho, Parabéns!

    1. É pá Vera! não me digas essas coisas… senão depois não me cabe uma cenoura no…. blogue! 🙂 🙂
      Eu é que te agradeço a partilha que tens feito. E estou muito orgulhoso, pelo trajecto do “Menina dos Policiais”
      Beijokas.

  13. Confesso que só hoje descobri esta página, através do facebook, e já existe a três anos. wow. Muitos Parabéns 😀
    Ja vos estou a seguir e vou acompanhando.
    beijinhos ^^

  14. Parabéns pelo aniversário 🙂 Criar um blogue é fácil, difícil é ter boas publicações ao longo do tempo.

  15. Parabéns! E continuem a brindar-nos com cultura, que mesmo em tempos de crise é o que ainda nos faz bem à alma:)

  16. Nuno, parabéns pelo caminho percorrido e votos de sucesso para o futuro. Que não desistas, mesmo quando o cansaço é muito ou a motivação para ler é maior do que alimentar o blogue. A mim acontece-me muito, mas também eu passo quase todo o tempo a pensar que podia estar a ler em vez de estar a fazer seja o que for…LOL…
    O facebook “roubou-nos” aquelas visitas diárias de leitores dedicados. Eu própria visito menos blogues do que fazia antes. É uma pena mas sinal dos novos tempos de excesso de informação.
    Gosto das tuas ideias. Partilho quase todas as tuas preferências literárias e gosto de saber o que andas a ler. Decerto muitos há como eu. Portanto fica por aí.
    Beijos.
    Márcia

  17. Olá Nuno,
    Parabéns pelos 3 anos do blog 🙂
    Eu sou um bocadinho do contra e apesar de continuar a gostar de ler blogs sobre livros percebo perfeitamente o desalento do teu amigo e concordo com ele. Acho que a maioria dos bloggers escreve, não para si, mas para os outros e não acho que isso funcione. Claro que ter feedback é excelente. Ter comentários é óptimo, conhecer gente é fantástico e é muito giro desenvolver conversas e temas. Mas escrever apenas com a intenção de que os outros gostem não me parece o mais adequado.
    Nos últimos tempos mudei um bocadinho o meu blog. Antes escrevia apenas opiniões de livros, agora tenho escrito mais algumas coisas. Pensamentos e opiniões, mas sempre sobre livros (o resto fica para o outro blog) mas faço-o muito para mim. Ando com pouco tempo para ler mas sinto a falta dos livros e esta foi a minha forma de ultrapassar isto. Tenho inúmeros blogs no reader, mas ultimamente passei imensos para o grupo das “divulgações” a que dou pouquíssima atenção.
    Isto tudo para dizer que vou gostar de ler as opiniões irreverentes, isentas e independentes que por aqui escreveres. É algo que cada vez faz mais falta nos blogs temáticos.
    Boas leituras
    Pat

    1. Muitos Parabéns ao blogue Página a Página pelo seu 3º aniversário, que continue a partilhar connosco esta sua paixão pelos livros. Obrigado

  18. Muitos parabéns por este espaço. Vou sem dúvida voltar muitas vezes para poder ler os seus artigos e opiniões sobre este mundo tão vasto que é o mundo dos livros. Cumprimentos, Caetana Moreira

  19. Parabéns Nuno:) Sou visitante assídua desde cantinho desde o berço porque é simplesmente excelente! Não há nada melhor do que encontrar um pouco de honestidade e irreverência neste blogger.

Deixe uma Resposta

