O Principezinho – Antoine de Saint Exupéry

o principezinhoContinuo em busca da “minha biblioteca ideal” após dezenas de listas de “livros Obrigatórios” decidi criar a minha.

O Principezinho, continua a ter um lugar de destaque entre os meus livros. Ano após ano o pequeno Principe, continua a ser descoberto por novos leitores. E o que tem afinal de tão especial este livro?

Até hoje continua a ser daqueles livros que quando me perguntam qual o livro da minha vida? me vem imediatamente à memória. Um livro que ainda hoje, tantos anos depois de o ter descoberto, me emociona e me transmite uma tristeza e sensação de perda assim que o termino. Tristeza e Perda. Talvez sejam as duas palavras que melhor definem aquilo que sinto ao ler o principezinho.

Esotérico, especial, inesquecível… O certo é que este pequeno livro tem qualquer coisa. Será daqueles livros, que estarão sempre na minha estante e ficará para sempre na minha memória.

o principezinho

O Principezinho escrito pelo Francês Antoine de Saint-Exupéry,foi publicado originalmente em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico.

O autor foi também autor das ilustrações originais.

É o livro em língua francesa que mais vendeu em todo o  mundo, com cerca de 80 milhões de exemplares, teve entre 400 a 500 edições. Trata-se também da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialectos.

Em Portugal, O Principezinho integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 2º Ciclo do Ensino Básico.

No Japão, há um museu dedicado ao personagem principal do livro. (Via Wikipédia)

3 thoughts on “O Principezinho – Antoine de Saint Exupéry

  1. É curioso que tive uma professora no ciclo que aconselhava o livro insistentemente, mas nessa altura sempre me escapei… E ainda bem, porque se calhar na altura não o tinha percebido/gostado! Só o li já com 20 e tal anos e… também é um dos livros da minha vida! 🙂

Deixe uma Resposta

