As Minhas Estantes (8) – Nuno Chaves

Pois é…. na falta de estantes dos nossos leitores, avançam as minhas 😀

Já tinha prometido que as mostrava e hoje em especial para a Vera Brandão (A Menina dos Policiais) a tal  pequena aldrabice de que te falei nas estantes, A Vera anda com problemas de espaço lá em casa.

Este é também o último “As minhas Estantes” de 2012. Espero no próximo ano poder continuar a mostrar e a “cuscar” as vossas casas de livros. Agradeço a todos aqueles que se têm disponibilizado a participar nesta rubrica, que gosto muito. Espero poder continuar a contar com as vossas fotos e as vossas histórias.

Vamos então viajar pela casa do Página a Página. Sejam bem vindos!

(para uma melhor visualização basta ampliar as imagens)

Esta é a secção da Bia, que por este andar um destes dias tem mais livros do que eu
Esta é a secção da Bia, que por este andar um destes dias tem mais livros do que eu

Aqui é o meu cantinho de leitura, que entretanto já mudou de sitio

Aqui é o meu cantinho de leitura, que entretanto já mudou de sitio, leio em todos os locais menos aqui (é sempre assim)

É daqui que é feito o Página a Página
É daqui que é feito o Página a Página
Entretanto mudei este espaço, com a entrada de uma nova estante
Entretanto mudei este espaço, com a entrada de uma nova estante

As Minhas Estantes

Ora então… este é o meu escritório, ou melhor a central do Página a Página, é daqui que saem a grande maioria dos artigos que publico no blogue, mas também onde actualmente (e infelizmente), passo mais tempo que o normal.

Desde muito novo que gosto e “colecciono”  livros, desde as aventuras dos Cinco (aquelas edições pequenas da editorial notícias) ás primeiras edições dos livros “Uma Aventura” que devem datar de 1982 ou 1983 e que já estão muito velhinhas, mas que continuam a viver por cá e já conheceram algumas casas. Sempre quis ter a minha pequena biblioteca, mas infelizmente o espaço, continua a ser o grande problema de quem compra muitos livros, mas mesmo assim vou comprando e comprando (este último ano nem por isso).

Não me desfaço dos meus livros, nem daqueles que não gosto (nunca percebi porquê)? mas é mesmo assim.

Desde sempre projectei a casa ideal para os meus livros: Gostaria de viver num duplex (por acaso este fim de semana estive em casa de uns amigos que tem um duplex, e babei-me de inveja) nesse duplex, sempre desejei ficar com aquela parte de cima (bem junto ao sotão) só para mim e para os nossos amigos, mais o meu material de fotografia, um sofá confortável, um candeeiro com uma luz ambiente bem aconchegante, um grande tapete felpudo, e um cadeirão de baloiço. (quem nunca quis um espaço assim, que atire a primeira pedra)! 😀

O cadeirão tenho, o tapete também e o dito candeeiro com a luz ambiente também cá moram, só não tenho o tal duplex (mas um dia vou ter! podem ter a certeza) mesmo assim também não me posso queixar, por enquanto o problema do espaço está resolvido e se a situação financeira continuar assim, não devo ter grandes problemas com o espaço.

A questão estética é claro que é importante! Não gosto de ter livros espalhados (sei o sitio de todos) antes alinhava-os por colecções, depois por géneros ou editoras, e entretanto estão por autores e assim vão ficar. Optei pelas estantes Billy, desde que a IKEA veio para Portugal, são uma solução económica e resolvem o problema do espaço, a longo prazo (excepto se comprarem 20 livros por mês), depois com as Billy temos uma vantagem enquanto houver espaço até ao tecto, poderemos sempre resolver a situação sem nos preocuparmos com a estética. Outra das vantagens é que os modelos básicos estão sempre disponíveis, ano após ano. São estantes bastante resistentes e com 1001 soluções, desde portas em vidro ou em madeira, passando por vários tipos de prateleiras e as estantes existem em diversas cores e actualmente texturas.

As minhas estantes estão um bocadinho falsificadas, como podem ver pelas fotos, cada Billy leva originalmente 6 prateleiras, mas as minhas têm 8! é isso mesmo 8 prateleiras (até hoje continuam a aguentar com todo o peso dos livros e até agora nenhuma delas caiu) As ditas prateleiras também podem ser compradas separadamente. É uma grande vantagem e soluções que pensam sempre o futuro. (não fossem eles Suecos)

Adoro os meus livros, sou sempre eu que arrumo esta divisão da casa e sou vaidoso no que toca às minhas prateleiras (e porque não)? Não gosto muito de livros emprestados, tenho o cartão da biblioteca e nunca o usei (é parvo, mas é verdade). Há uns anos não gostava de livros em 2ª mão (manias) mas adoro alfarrabistas (e que pena estarem a desaparecer os melhores de Lisboa) Gosto de emprestar livros, desde que os estimem e leiam acima de tudo. (digo isto, pois tenho emprestado livros que passado mais de um ano regressam à base e não foram lidos. Sou um leitor que à semelhança  das filas de espera nos hospitais, diz sempre que vai acabar com as pilhas, mas é sempre ao contrário. (2012, foi excepção, neste ano que está quase a terminar, comprei apenas 12 livros novos) Prometi no inicio do ano e tenho estado a cumprir! e pronto não tenho muito mais a dizer sobre as minhas estantes. Espero que gostem tanto delas como eu.

IMG_4158

23 thoughts on “As Minhas Estantes (8) – Nuno Chaves

  1. Que “inveja” tantos livros dá uma mini biblioteca, todos muito arrumados, gostei muito, parabéns Nuno. (será que o comentário ficou no sitio certo :))))

    1. É verdade Márcia… sempre foi um sonho meu… não aprecio moradias ou casas térreas… sou bicho de cidade! 😀 e não me importo nada em viver num apartamento, se for espaçoso, acolhedor… estive em casa de uns amigos meus e enquanto me mostravam a casa, estava eu a imaginar se a casa fose minha… fazia assim e assado… LOL
      Nós temos uma casa em Sta Cruz (de praia) é de facto bom para descansar… mas ao fim de 3 ou 4 dias, estou em pulgas para voltar para a cidade e ouvir barulho e ver gente, realmente quem quem não está habituado faz confusão silêncio a mais.
      Beijinhos.

  2. Reconheço tantos desses livros… Eu, na minha casa, tenho apenas uma estante. Mas tenho a sorte de ter imensas estantes na casa da minha mãe para onde vão a maioria dos meus livros. Um dia (em que estejam organizadinhas) ainda participo nesta rubrica.
    O meu sonho é ter uma biblioteca com escadinhas… estantes até ao tecto de forma a ser necessário ir lá acima pelas escadinhas. (Manias, eu sei).
    Este ano resolvi não comprar muitos livros novos. Na realidade nem 5 novos devo ter comprado. Mas na feira do livro compro sempre alguns em segunda mão. Tenho lido bastantes emprestados e tenho ainda muitos por ler lá em casa.
    boas leituras
    Pat

    1. Olá Patrícia, fico então à espera dessas fotos.
      Creio que todos nós que gostamos de livros, temos este ou aquele sonho de um dia…. é verdade. Mas eu ainda não desisti do meu.
      Como disse no texto também não comprei livros novos, foi o que decidi, quando criei a meta de leitura para este ano (e eu não gosto de metas, pois nunca as cumpro) Mas de facto as coisas estão muito complicadas, estou desempregado à algum tempo e cada vez mais desapontado com o rumo que as coisas estão a tomar. Não sei como será no próximo ano, mas não prevejo melhoras. Fico estúpido, quando olham para mim como se fosse atrasado e quando digo que tenho 37 anos… É nestas alturas que penso sinceramente se o melhor mesmo não será mesmo abandonar o barco e sair daqui para fora. O mal não é só a crise, é o facto de as pessoas mais novas terem poucas oportunidades, mas as mais velhas não têm oportunidades nenhumas, como se fossem estúpidas ou não soubessem trabalhar…. enfim é a sociedade que temos…. (lá diz o ditado,”quem está mal…”)
      Enfim… À boa maneira Portuguesa digo: ” Depois logo se vê”….
      Boas Leituras e obrigado pela tua visita. Beijinhos.

      1. Olha Nuno, as coisas não estão nada fáceis e, infelizmente, não consigo ter grande confiança no futuro.
        Compreendo bem a vossa situação: o meu marido esteve desempregado quase um ano (felizmente já voltou ao mercado de trabalho- portanto há esperança, não a percas) e compreendo todas as pessoas que optam por sair do país. A verdade é que cada um lá sabe quais são as hipóteses que tem e não se pode falar de “abandonar o barco”.
        Mas, e porque a vida não deve ser feita de tristezas, pelo menos aproveitas o mundo dos livros para viver um pouco fora desta realidade que está a destruir o país.
        Há que acreditar que o futuro será melhor.
        beijinhos
        Pat

      2. Beijinhos Patrica, obrigado pelas tuas palavras… E de facto é o que nos vale a nós leitores… ainda temos os livros, aqueles que nos arrancam um pouco da realidade e os fazem viajar e sonhar.

  3. Parabéns Nuno pela partilha da tua biblioteca. Tens uma biblioteca de fazer inveja de tão arrumadinha que está. Eu ainda tentei, durante as férias, arrumá-la, mas o resultado final não era bem da forma como ficou. Se quiser partilhar a minha como devo fazê-lo?

    1. Olá Maria Manuel, terei todo o gosto em partilhar as tuas estantes nesta rubrica, que tanto gozo me dá a mim e a quem nos segue (todos cuscos). Basta enviares as fotos dos teus livrinhos, com um texto que fale sobre elas, as tuas manias, ou a tua forma de os organizares, enfim… o que tu entenderes. Se quiseres poderás até ver as estantes de outros leitores que têm enviado as suas. (no topo do blogue na secção “As minhas Estantes”).
      Basta enviares para bloguepaginaapagina@gmail.com ou se preferires para a conta do blogue no facebook, ou mesmo a minha. basta adicionares.
      Geralmente as estantes são publicadas à terça-feira (semanalmente) excepto se não me as enviarem, como foi o caso desta vez.
      Obrigado pelo teu comentário, fico orgulhoso. Boas leituras e boas festas.

    1. É não é Vera? se precisares de ajuda ou tiveres algumas dúvidas ou mesmo se precisares de ideias diferentes diz, que o “tio” ajuda.
      Beijinhos, espero que tenhas gostado.

    1. Olá Paula! até que enfim, me visitas, já tinha saudades dos teus comentário 😀
      Decidi incluir também o cantinho da Bia, à semelhança do que fizeste com os livrinhos da tuas pequenas.
      Beijinhos.

  4. Que estantes de meter inveja!
    E tu nem fazes ideia mas revi-me tanto no teu texto. Eu também quero um cantinho como o que descreveste (cadeirão de baloiço e tudo), a única diferennça é que preferia uma quintinha porque não gosto muito de apartamentos. E também não suporto livrar-me dos livros, mesmo os que detestei. Já quanto a comprar livros usados, não tenho problema nenhum e cada vez compro mais (são muito mais em conta).

  5. Olá Nuno!
    Só agora é que cheguei aqui 🙂
    Adorei as tuas estantes e o teu texto!! O que me apetecia mesmo era “contratar-te” para dares uma ajudinha a pôr os livros cá de casa no lugar… já sabes o que aconteceu e porque andam todos em desalinho… como eu gostava de os voltar a ter todos arrumadinhos… enfim, não posso perder a esperança… o que eu queria também era que estivem ok para tirar as fotos… mas se vou fazer depender disso acho que não vais ter fotos tão cedo…
    Beijinhos, adorei mesmo!!!

    1. Eh eh eh Olá Fernanda, terei todo o gosto em ajudar-te a arrumar os teus livrinhos…Com calma…. arranjas aí 2 fins de semana e ões tudo no sitio!
      Beijinhos e obrigado. Através do link, consegues ver as restantes estantes deste Pesoal.

  6. boa tarde,
    Ando a renovar o meu canto de leitura, e estou em vias de forrar por completo uma parede com as estantes billy. Embora o investimento não seja nada de arromba, não queria estar a gastar €€ em estantes para não durarem tempo nenhum. As suas estantes, ao fim deste tempo ainda se mantem impecáveis? as prateleiras não cederam com o peso?
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pela coleção.
    Isabel Silva

    1. Olá Isabel Silva Boa tarde, de facto estou muito satisfeito com as minhas Billy, duram e duram, há já mais de 9 anos.
      Têm aguentado com todo o peso que lhes deposito, inclusive, apertei um pouco mais e coloquei-lhes mais duas prateleiras (que podem ser compradas à parte)
      Ou seja em vez das habituais 6, as minhas têm 8.
      Entretanto e por falta de espaço, fiz algumas intervenções de “Urgência” e algumas mudanças.
      Deixo-lhe aqui o link, para uma série de artigos divididos em 4 partes “As minhas estantes – soluções e resoluções” que poderá ver pela respectiva ordem, espero que goste.
      depois comentar e dizer de sua justiça. Obrigado.
      Até breve.
      https://nososlivros.wordpress.com/category/as-minhas-estantes/

Deixe uma Resposta

