O Japão é um lugar estranho – Peter Carey

o japão é um lugar estranhoGosto de ler os chamados livros de viagens, e sobretudo se “falarem de viagens”, principalmente porque me levam a conhecer e descobrir aqueles lugares que não conheço. Muitos deles provavelmente nunca irei conhecer senão em fotografias ou descrições de quem já lá esteve. (essa é uma das vantagens de se gostar de ler- viajar e sonhar sem sair do mesmo sítio) Mas entrei mal nesta colecção da tinta da China “O Japão é um lugar estranho” de Peter Carey autor duas vezes vencedor do Booker Prize.

Neste pequeno livro da colecção “Viagens de Autor”, colecção essa que tem capas muito engraçadas e esteticamente muito bem conseguidas, cada livro com uma cor diferente. Mesmo que quem vá à livraria e não pretenda comprar é quase impossível passar ao lado.

Mas infelizmente é o conteúdo e não a casca que interessa. Pessoalmente este pequeno livro não me disse absolutamente nada, provavelmente porque não estou assim tão familiarizado com os temas, que se resumem a basicamente dois: Manga (BD Japonesa – neste caso tenho a certeza de que a Ana Nunes é capaz de gostar) e Samurais e fabricantes de espadas japonesas).

A ideia até está engraçada: um pai que resolve fazer uma viagem com o seu filho que é apaixonado pela cultura Japonesa e  que acaba ele próprio um viciado em “coisas estranhas”. E este livro pouco mais é que isso. penso que os temas principais se resumem aos dois que referi em cima, o que limita e muito a leitura e a sua compreensão. Houve alturas em que me perguntei…. mas que raio é estou a ler? Os nomes também não ajudam e as descrições daquele Japão antigo e misterioso, retiram por completo o interesse na história, tornando-a demasiadamente enfadonha.

Acredito que para os entusiastas que o entendam e sejam fãs de Manga e Samurais o livro poderá até ensinar algo ou esclarecer algumas dúvidas ou mesmo ensinar alguma novas. A mim muito sinceramente não me disse nada.

Sinopse por: Carlos Vaz Marques

 «Escrito com a destreza narrativa de um romancista de créditos firmados (vencedor do Booker Prize por duas vezes), este livro traz em si, também, a urgência da reportagem e a capacidade de observação do melhor jornalismo. Revela-nos aquilo a que muita gente ainda não terá dado a atenção necessária: que há uma nova geração de adolescentes ocidentais a crescer, nesta primeira década do século XXI, sob a influência da cultura popular japonesa. Peter Carey conduz o filho e é conduzido (levando-nos a nós também nessa viagem) pelos labirintos de uma cultura cheia de códigos mais ou menos impenetráveis para um estrangeiro. Uma cultura bem mais transparente para um adolescente familiarizado com os universos da manga e do anime do que para um adulto à procura de uma chave que se revela quase sempre “lost in translation”.»

Anúncios

4 thoughts on “O Japão é um lugar estranho – Peter Carey

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s