Revisitar 2012

6

E chegou a hora do balanço do ano. Passo em revista os melhores livros que me acompanharam ao longo deste 2012, que agora termina.

Como habitualmente escolho aquele que para mim foi “O melhor livro do Ano” quando digo o melhor (que é muito subjectivo) falo naquele livro especial, aquele que mais me prendeu, aquele me mais emocionou, aquele que mais saudades me deixou.

2012, não foi um ano muito preenchido a nível de leituras, foi um ano muito difícil em termos pessoais e isso reflectiu-se nas minhas leituras. A meta que estabeleci no inicio do ano foi parcialmente cumprida (já calculava que assim fosse)

Ver: (Eu e os livros em 2012).

Foi o ano em que menos livros comprei, consegui ao menos esse feito… não porque não quisesse, mas porque a situação drástica, a que a minha vida ficou sujeita este ano, não o permitiu. (mesmo assim, comprei mais livros do que tinha previsto). Comprei alguns livrinhos em 2ª mão recentemente (isso não conta 😀 )

Livros novos talvez uma dúzia (o que dá uma média de um livro por mês)

Lidos, foram 36 livros  (+ 1 que em 2011) E a escolha do “eleito” foi renhida e difícil. Assim sendo, o Sucessor de “O Físico” é… “O Toque de Midas” da Australiana Colleen McCullough
apresento então o meu pódio de 2012:

85436

” O Toque de Midas” Um livro extraordinário! Que não é uma nenhuma novidade, muitos já o leram e creio que concordam se eu repetir que é de facto em livro magnífico… da primeira à última Página.

No pódio deste ano ficam ainda ” A Trilogia Millennium”, que sem dúvida vale a pena ser lida. (especial destaque para a personagem Lisbeth Salander, que é inesquecível.

E no terceiro lugar “A Arte de Matar Dragões” do Espanhol Ignácio del Valle. Uma surpresa, sem dúvida, um livro intenso e poderoso, com um final, que me ficou atravessado na garganta.

E claro aqui ficam os habituais Gastos e Poupanças em 2012:

Livros Novos 24 254.10 Euros
Compras em 2011 e anos anteriores 5 29.45 Euros
Empréstimos 0 0
Requisições à biblioteca 0 0
Ofertas 2 36.60 Euros
Poupei em 2012 66.05 Euros
Gastei em 2012 254.10 Euros
Lidos em 2012 36  36

Ficam as minhas leituras relativas ao ano de 2012:

Leituras 2012
Leituras 2012
14 thoughts on “Revisitar 2012

  1. Desses só li a trilogia Millenium (e realmente vale muito a pena, é uma série policial incrível), “O Hipnotista” (e também gostei bastante) e a saga do George R.R. Martin (que é épica, nem é preciso dizer mais nada)!
    Nunca li nada de Colleen McCullough mas confesso que agora fiquei curiosa 🙂

  2. De todos os livros que leste este ano eu só li dois: “Os Homens que Odeiam as Mulheres” e o “Deus das Moscas”. O primeiro não me fascinou, mas adorei o segundo.
    O livro que escolheste como o melhor do ano, infelizmente ainda não li, mas tenho curiosidade. Lembro-me de ler a tua opinião e ficar com vontade de o ler.

  3. A trilogia Millennium foi a melhor que li nos últimos anos, no género policial. Já li vários livros de Colleen McCulough, esse ainda não, mas não tenho dúvida de que é uma grande escritora. Adorei o primeiro livro que li de Záffon, “A Sombra e o Vento”, mas os restantes desiludiram-me bastante. Logo se vê se o voltarei a ler, que esse especificamente ainda não li… 🙂

    Que 2013 seja um ano mais feliz para ti e todos nós! Se possível, com boas e melhores leituras! 😀

  4. Já li O toquede Midas e concordo contigo. É mto bom mesmo!
    Miguel Real está entalado na minha garganta… Tenho de ler em breve alguma coisa dele pois já li criticas mto positivas das suas obras.
    Zafón é O Zafón mas ainda nao li O prisioneiro do céu. Fica p 2013!
    Boas leituras Nuno!

    1. O toque de Midas é Mesmo fascinante Cristina. De Miguel Real só li este, mas quero ler mais. gostei muito.
      Este livro de zafón é bom…. mas fica muito longe dos seus antecessores.
      Um bom Ano Cristina.

  5. Desses eu li «O Hiponotista» e «Desgraça». Excelentes, sim.

    Da autora de «O Toque de MIdas» li apenas o «Passaros feridos» e achei deslumbrante. Quem sabe em 2013 volte a ler algum dela.

    Votos de boas leituras em 2013!!

  6. Olá Nuno:)
    Grande lista! Realmente tenho alguns em comum. O Toque de Midas é mesmo magnífico! Sabes até ao dia de hoje ainda não consigo decidir qual dos dois é o meu favorito: se O Toque de Midas se Os Pássaros Feridos dela. São fenomenais e há dias em que gosto mais de um e outros em que gosto mais do outro. A Canção de Tróia que li dela é genial. Acho que consegue suplantar todos os outros e isto é dizer muito. A Trilogia Milennium ( sim, a Lisbeth é inesquecível) só li o primeiro mas, já tenho os outros dois à minha espera.
    Feliz Ano 2013 e que ele te sorria , depois da tempestade vem a bonança!:)

    1. Olá Jojo. A Bertrand está a reeditar os livros da Coleen (a passo de caracol), pois da Difel, já começa a ser dificil encontrar alguns.
      A Canção de Troia de que falas, nada tem a ver com a série o Primeiro homem de Roma pois não?? Dessa série existem muitos na FNAC

    1. Já vi que não Jojo. Fui fazer a pesquisa… é verdade as edições que existem são da Difel e estão a desaparecer! mas aqui na Bertrand do barreiro ainda existem, algumas, são é muito caras.
      Não gosto das capas com que a Bertrand está a publicar ou a republicar os livros da Colleen. São demasiadamente “femininas” agora parece que está na moda este género de capas, com elas eles muito bonitinhos, irritam-me profundamente, parece que são livros exclusivamente para meninas e muitas vezes nem é o caso. 😀

Deixe uma Resposta

