D. Pedro O Império és tu – Javier Moro

Prémio Planeta 2011

27229_I_D Pedro O Rei-ImperadorA minha primeira primeira sugestão para 2013 é o livro de Javier Moro, 60º vencedor do prémio Planeta 2011, um dos mais importantes prémios de literatura em Espanha, atribuído desde 1962.

Dom Pedro, Rei de Portugal, durante sete dias, convertido em imperador do Brasil aos vinte e três anos, D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, deixou a sua marca na história de dois continentes.
Apesar de uma esmerada educação e de grande inteligência, a sua personalidade era excessiva e contraditória, as mulheres foram a sua salvação e a sua perdição. Teve vários filhos ilegítimos: do casamento com a primeira mulher, a virtuosa Leopoldina de Áustria que o levou ao apogeu teve sete e cinco com a amante, a ardente Domitila de Castro, que o arrastou para a decadência.
Quando o imenso Brasil se tornou pequeno e o poder deixou de lhe interessar, pôs a sua vida em risco por aquilo que acreditava ser justo. E alcançou a glória.

Com a beleza exuberante dos trópicos como pano de fundo, Javier Moro narra, com paixão pelo pormenor, a prodigiosa epopeia do nascimento do maior país da América do Sul, com a visão histórica que nos oferece um imperador humano que defende os seus ideais e não o déspota que em geral os livros de História o costumavam conota.

Todos os Vencedores do prémio Planeta: Aqui

Anúncios

2 thoughts on “D. Pedro O Império és tu – Javier Moro

    1. Olá Cristina… Parece-te o “teu” género e o “meu” também… gosto particularmente deste género de histórias e se forem bem contadas melhor ainda! Estarei Atento á tua opinião e depois logo se verá se parto ou não para a sua leitura. Para já não pois já tenho leitura destinada para os próximos meses, mas como nunca cumpro nada, pode ser que avance.
      Beijinhos e bom ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s