Beloved – Toni Morrison

be lovedBeloved, não é de forma alguma um livro fácil, contado em lampejos do passado, outras vezes em sonhos e pesadelos, é um livro confuso e que baralhou bastante, logo nas páginas iniciais.

Segundo li este  livro “Beloved” é baseado em factos reais, a autora inspirou-se numa notícia de 1856, em que uma mãe mata a própria filha.

Sethe, (a personagem principal) é uma ex-escrava e que vive com a filha, (Denver), e com a sogra (Baby Suggs). teve outros filhos que fugiram de casa. Denver é constantemente visitada pelo fantasma da irmã morta que a mãe assassinou ainda em bebé. Um dia recebem a visita inesperada de Paul D. também ele um ex-escravo. Com o aparecimento da jovem Beloved, que Sethe acredita ser o espírito encarnado da sua filha morta, tudo passa a correr mal na vida de Sethe.

Basicamente é esta a história de “Beloved” uma narrativa com uma estrutura estranha, que faz por vezes lembrar James Joyce ou Virginia Woolf (de quem não sou propriamente fã). Os acontecimentos surgem de maneira desconexa, Uma verdadeira espiral de lembranças e uma mistura de acontecimentos que muitas vezes, não percebemos bem se são ou não reais. Saltos entre passado e presente confundem ainda mais o leitor. Não gostei muito da leitura deste livro, arrastou-se por demasiado tempo, voltei várias vezes para trás e ponderei inclusive abandonar a sua leitura.

PRÉMIO NOBEL DE LETERATURA 1993
LIVRO VENCEDOR DO PRÉMIO PULITZER 1988

SinopseBeloved é a história de uma antiga família de escravos: Sixo, que «deixou de falar inglês porque não via nisso qualquer futuro»; Baby Suggs, que faz do coração o seu modo de vida porque «rebentou com as pernas, costas, cabeça, olhos, mãos, rins, ventre e língua»; Halle, o filho mais novo de Baby, que se deixa alugar para comprar a liberdade da mãe; Sethe, a mulher de Halle; e a filha de ambos, Denver. O romance centra-se em Sethe e no legado que o tempo de escravatura lhe deixou – o fantasma da sua primeira filha, Beloved -, pelo qual é, literalmente, assombrada. Numa engenhosa combinação de alegoria, fantasia, lenda oral, mito e prosa de tonalidade poética, Beloved é um poderoso romance de redenção que cria vida a partir da morte, instinto maternal a partir da crueldade e a história que fora esquecida a partir do silêncio.

Anúncios

4 thoughts on “Beloved – Toni Morrison

  1. Tenho este livro na estante há espera para ser lido e após ler o teu comentário fiquei simultaneamente intrigado e hesitante relativamente à sua leitura.

    Boas leituras!

    1. Olá Miguel, eu pessoalmente não apreciei… o que não quer dizer que tu não possas gostar do livro.
      Atravesso um momento pessoal que não é dos melhores, talvez tenha tido a sua influência na concentração que este livro exigia.
      Mas nada melhor do que leres e e depois… bem depois logo se vê 😀
      Um abraço Miguel.

  2. Olá Nuno, fiquei curiosa com o livro 🙂
    Parece ter uma boa história…
    Escusado é dizer que tenho o livro né??
    Comprei da mesma colecção que o teu 😀
    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s