A Paixão pelas Orquídeas – José M.M. Santos

a_paixao_pelas_orquideasÉ com muita satisfação que partilho a notícia do lançamento do livro do nosso amigo José Santos do blogue “Daqui p’rá frente só há Dragões” o José que também já passou pel Página a Página, nas Rubricas “Os Livros da Minha Infância” e também “As minhas Estantes” é alguém que tive o gosto de conhecer pessoalmente, aquando a vinda de George R.R. Martin a Portugal em 2012. Espero que este este projecto do Zé seja um sucesso, pois é sem dúvida uma nova etapa nesta outra sua paixão.

O universo da orquidofilia está repleto de bons exemplos de livros estrangeiros, mas com eles aprendemos a cultivar orquídeas em países cujo clima é completamente diferente do nosso. A paixão pelas orquídeas – Manual do orquidófilo é a primeira obra escrita por um especialista português sobre o cultivo de orquídeas exóticas e ornamentais no nosso país e vem ao encontro da necessidade que muitos cultivadores, alunos e não só, demonstraram ao longo dos últimos anos. Este livro não é um livro científico, é um livro sobre uma grande paixão que se transformou num hobby alimentado por um saber feito de experiência, muito estudo, leituras, viagens, exposições, conferências e múltiplos ensinamentos transmitidos por professores e conhecedores da matéria. Em última instância, o objetivo da conceção desta obra seria ter um país mais florido e com mais adeptos da orquidofilia e da jardinagem, dado que esta paixão incurável faz bem ao corpo, à mente e à alma.

Autor do blogue http://musgoverde.blogspot.pt/, José M. M. Santos descobriu na adolescência as orquídeas, que rapidamente passaram a ocupar um lugar privilegiado entre as suas paixões. A beleza e o exotismo das formas desta planta, aliados às suas cores e perfumes inexplicáveis, têm constituído uma fonte de atração irresistível. Em Lisboa, onde vive, encontrou outros adeptos do mesmo hobby e tornou-se um dos sócios fundadores da Associação Portuguesa de Orquidofilia. O seu grupo de amigos orquidófilos cresce cada vez mais. Viaja frequentemente para assistir a exposições e palestras ou para fazer cursos no estrangeiro. É membro de várias organizações internacionais de orquidofilia e partilha muitos dos seus conhecimentos em apresentações e cursos sobre orquídeas e diversos temas de jardinagem. Colabora, entre outras publicações, com a revista Jardins e participou nas duas séries do programa de televisão de jardinagem «A Verde e a Cores». Trabalha com animais e plantas na empresa Jardins Sintra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s