Interrompo… Guerra e Paz

Guerra e Paz

Com muita pena, abandono a leitura de Guerra e Paz. é suposto a leitura, ser algo agradável, não transformar-se num pesadelo.
Esta edição que possuo e que comemora o centésimo aniversário da morte do autor Liev Tolstoi foi publicada em 10 volumes pelo Jornal Público em 2010, uma colecção muito bonita, sem dúvida, prefaciada por Lobo Antunes e ricamente ilustrada por Júlio Pomar. Uma colecção que fiz, mas que infelizmente, me está a irritar de tal maneira, que tenho mesmo de parar.
Tal facto, deve-se à tradução desta edição.
Tenho noção de que a ideia dos tradutores, foi tentar ser o mais fiel possível ao original, mas é aí que reside o problema… uma parte significativa do livro, foi originalmente escrita em Francês, algo que reflecte a mentalidade e realidade da aristocracia Russa da época, (após ter lido Anna Karenina, sabia de ante-mão que que era um hábito corrente), se bem que a edição de Anna Karenina, estava toda traduzida para Português.
Por acaso o Francês é uma língua, que domino bastante bem, visto ter sido a minha língua mãe, até aos quinze anos, mas misturar um Francês (ainda por cima com erros) com o Português numa mesma frase, é algo que até pode passar em branco em três ou quatro parágrafos, mas torna-se insuportável e insustentável , quando me apercebo de que será assim ao longo de mais de 1200 páginas.
mesmo com legendas em baixo, não deixa de ser uma confusão tremenda.
É praticamente impossível não me lembrar da velha conversa entre as duas mulheres.
– “Marie, chove til?”
– “Non, il pingue seulment”

Coisas como:
”  Arrangez-moi  cette affaire et je suis votre fidelíssimo escravo à tout jamais (ou escrabo, comme mon regedor m’écrit des relatórios” com b) (…)  são apenas o início do pesadelo

Embora pareça as idiotas traduções do google, não éMas isto cabe na cabeça de alguém?  creio que pior do que não perceber o que se está a ler, é perceber tudo e ainda assim perder-se no meio de uma “Salada-Russa”.
Assim sendo, abandono a leitura, daquele que muitos consideram uma das obras-primas da literatura mundial.
No entanto, quero regressar à leitura deste livro, pois já estive a ver outras edições portugueses, e todos os diálogos que aqui estão em Francês, estão traduzidos para português, estando identificados em itálico.
É uma pena, esta edição e não apenas pelo valor que paguei por estes 10 volumes (90 euros), mas pela vontade que tinha em ler Guerra e Paz, assim que conseguir arranjar uma edição capaz, numa feira do livro, ou num alfarrabista, retomo a leitura, pois não poderei comprar as edições do mercado. Valendo a pena ou não, são demasiado caras.

Ficam 2 digitalizações, para quem pensar comprar esta edição, que ainda se vende por aí…
Fiquei lixado, merda para isto.

guerra e paz

guerra e paz

Anúncios

6 thoughts on “Interrompo… Guerra e Paz

  1. É realmente uma pena… Pagar 90 euros para depois ter que abandonar a leitura, não por causa da obra em si mas pela edição não é nada bom 😦
    Espero que consigas retomar então o livro mais à frente… Ainda não li, mas sendo o clássico que é deve ser bom.

    1. Olá Fiacha, isso sem dúvida, mas de facto é uma verdadeira tortura esta edição, coisa que nunca tinha reparado, é o que faz o consumo por consumo.
      Entretanto poupo mais uns euros no mealheiro 😀
      Regresso à Biblioteca Sábado.

  2. Olá Nuno:),
    realmente é pena esta edição! Pelo que vejo é mesmo insuportável ler assim. E o meu francês não é assim tão mau.

    beijinho*

    1. Acredita que é Jojo!
      Mas a ver se arranjo uma ediçãoo em que isto não aconteça. Talvez naquela “nossa” feira de Alfarrabistas, haja.
      Uma pena a Barateira ter fechado portas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s