Madrugada Suja – Miguel Sousa Tavares

madrugada-sujaA revolução não é isso. Quem vive assim são os capitalistas e os patrões:
Nunca havia dinheiro para aumentos. Afinal vai-se a ver que as coisas não mudaram, só mudaram o nome ás coisas (…)
Miguel Sousa Tavares in: Madrugada Suja
(Pág. 85)

Confesso que tinha alguma curiosidade neste novo romance de MST e antes de iniciar a sua leitura tinha já mais ou menos uma ideia do que teria pela frente.
Após ter lido algumas opiniões e de ter visto as inúmeras aparições do autor para falar deste seu mais recente livro, parti para a sua leitura.

Equador (2003) conseguiu atingir um patamar muito alto e é quase impossível não haver uma tentativa de comparação, mesmo sabendo, que vamos ler uma coisa muito diferente, passada numa época diferente.
“Madrugada Suja” ficou muito aquém daquilo que esperava, mesmo tendo partido para a sua leitura com expectativas bastante moderadas. Não que seja um mau livro, mas… (aqui está a tal comparação, de algo que não pode ser comparado). Para mim faltou-lhe  a profundidade e a intensidade que por regra levam um leitor a entregar-se a um livro.
Uma vez mais e à semelhança de Rio das Flores, partimos para uma voltinha na história recente deste nosso Portugal.
Após uma noite de farra e muito álcool à mistura três jovens universitários irão protagonizar uma tragédia que os irá marcar para o resto das suas vidas. Esta situação é contada de uma forma  muito intensa e deixa imediatamente o leitor à espera de mais, no entanto esse “mais” tarda em chegar e quando chega, para além de tarde é tão previsível e apressado, que o leitor fica na dúvida se foi escrito pela mesma pessoa.
A crítica à vida social e política do pós 25 de Abril, os jogos de interesses e a desertificação do interior do país, são temas que abundam neste livro, com situações que muitas vezes parecem arrancadas a saca-rolhas.
Uma história feita de várias histórias, em que o acaso (demasiadamente batido) se mistura com com estes temas. Uma leitura rápida,  mas que após a sua conclusão, deixa o leitor à espera de algo que nunca chega…
Não é um policial, não é uma crítica, não é uma história de amor, é um livro que amorna, mas não chega a aquecer.

SINOPSE:
Um surpreendente romance sobre o Portugal que construímos. Três histórias que se cruzam desde uma aldeia deserta até ao topo do poder. No princípio, há uma madrugada suja: uma noite de álcool de estudantes que acaba num pesadelo que vai perseguir os seus protagonistas durante anos.Depois, há uma aldeia do interior alentejano que se vai despovoando aos poucos, até restar apenas um avô e um neto. Filipe, o neto, parte para o mundo sem esquecer a sua aldeia e tudo o que lá aprendeu. As circunstâncias do seu trabalho levam-no a tropeçar num caso de corrupção política, que vai da base até ao topo. Ele enreda-se na trama, ao mesmo tempo que esta se confunde com o seu passado esquecido. Intercaladamente, e através de várias vozes narrativas, seguimos o destino dessa aldeia e em simultâneo o dos protagonistas daquela madrugada suja e daquela intriga política. Até que o final do dia e o raio verde venham pôr em ordem o caos aparente.

Anúncios

3 thoughts on “Madrugada Suja – Miguel Sousa Tavares

  1. Viva,

    Por acaso tambem gostei imenso do Equador, um livro muito bom e sendo assim não penso ler este até porque em boa verdade os seus livros não são muito acessiveis, mas é um excelente escritor sem duvida 🙂

    Abraço e boas leituras

  2. O “Equador” é um dos livros preferidos da minha mãe. Já comecei a lê-lo, mas não cheguei a terminar, não porque não estivesse a gostar…mas circunstâncias da vida. Do que vejo e ouço do MST fico um bocado de pé atrás…não enquanto escritor, mas enquanto pessoa, estou inclinada a não gostar dele XD

    1. Olá Luísa, de facto MST, não reúne consensos 😀
      Eu pessoalmente gosto, é quase sempre assertivo, o seu problema, é a forma como o faz, essa sim, nem sempre é a melhor.
      Equador, é um livro extraordinário (na minha opinião) que nos conta algo de real acerca da nossa história, e do fim da monarquia, bem desenvolvida numa história ficcionada. Com um final que surpreendeu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s