Prémio Nobel 2014 para Patrick Modiano

Patrick Modiano

Está atribuído mais um prémio Nobel de Literatura, este ano e à semelhança do que tem acontecido as voltas foram trocadas: Ngugi wa Thiong’o, Haruki Murakami e Svetlana Aleksijevitj, lideraram as habituais apostas, mas foi Patrick Modiano o eleito deste ano.

Logo GIF

Para justificar a decisão, a Real Academia sueca diz, em comunicado, apenas uma frase: “pela arte da memória com que ele evocou o mais incompreensível dos destinos humanos e pôs a descoberto da vida no mundo da ocupação”.

Autor de mais de 30 títulos, muitos marcados pela experiência da II Guerra Mundial e sequelas da ocupação nazi, Patrick Modiano é filho de um judeu de Alexandria e de uma comediante belga que se conheceram durante a ocupação nazi na França.

Em declarações aos jornalistas, Peter Englund, da Academia Sueca, disse ainda que autor francês pode ser considerado “o Marcel Proust do nosso tempo”.

Patrick Modiano, de 69 anos, nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em Julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance, “La Place de l’Étoile”, em 1968. Com “Rue des Boutiques Obscures” obteve, em 1978, o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa.

Considerado um dos mais importantes escritores franceses, Patrick Modiano foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.

Editado em Portugal pela “Grandes Autores”, “O Horizonte” é o seu romance mais recente. Patrick Modiano tem ainda publicados em Portugal “A Rua das Lojas Escuras”, pela Relógio d’Água, em 1987, “Domingos de Agosto”, pelas Publicações Dom Quixote, em 1988, “Um Circo que Passa”, também pela Dom Quixote, em 1994, “Dora Bruder”, pelas Edições Asa, em 1998, e “No Café da Juventude Perdida”, também pela ASA, em 2009.

SAPONotícia: sapo.pt
Anúncios

2 thoughts on “Prémio Nobel 2014 para Patrick Modiano

  1. Antes de mais, dizer que gostei do novo visual do blog! 😀
    Quanto à notícia propriamente dita, não conhecia o autor mas, tendo ganho o prémio, fiquei curioso em ler algum dos seus livros 🙂

    1. Olá José, obrigado, também fiquei satisfeito com o resultado.
      Os Nobel, valem o que valem, muita coisa boa…. muita coisa má! 😀
      Uma coisa é certa, continua a ser o mais importante galardão para um escritor. (o mais bem pago) e que por regra tem um senão…. A inflação do preço dos livros de quem o vence LOL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s