#Novos Vizinhos nas Estantes – 2/2016

Segunda aquisição de 2016, ano em que volta a imperar a contenção de gastos (não apenas com livros) e o avanço das eternas pilhas de livros em espera.

Javier Marías é o senhor que se segue e este “Os Enamoramentos” era um livro que andava a ser “namorado” desde 2012. Esta é uma edição em capa dura e cerca de 7 euros mais barato do que a edição original em Paperback.
Marías de quem recentemente foi editado “Assim começa o Mal” nasceu em 1951 e é considerado um dos romancistas mais relevantes da literatura espanhola contemporânea.
As opiniões que tenho lido pela blogosfera fazem acreditar estar perante uma excelente leitura! A ver vamos… conto começar a ler ainda este mês de Fevereiro.
deixo aqui a sinopse do mesmo! – Boas Leituras.

OS ENAMORAMENTOS | JAVIER MARÍAS
Edição Especial Alfaguara – 2015

María Dolz, uma solitária editora de livros, admira à distância, todas as manhãs, aquele que lhe parece ser o “casal perfeito”: o empresário Miguel Desvern e sua bela esposa Luisa. Esse ritual cotidiano lhe permite acreditar na existência do amor e enfrentar seu dia de trabalho.
Mas um dia Desvern é morto por um flanelinha mentalmente perturbado e María se aproxima da viúva para conhecer melhor a história. Passa então de espectadora a personagem, vendo-se cada vez mais envolvida numa trama em que nada é o que parecia ser, e em que cada afeto pode se converter em seu contrário: o amor em ódio, a amizade em traição, a compaixão em egoísmo.
A história, narrada em primeira pessoa por María, sofre as oscilações de seus estados de espírito, de seus “enamoramentos”, evidenciando que todo relato é tingido pela subjetividade de quem conta.
Ao mesmo tempo, a presença incômoda dos mortos na vida dos que ficam é o tema que perpassa este romance, à maneira de um motivo musical com suas variações. Para desdobrar e reverberar esse mote, Javier Marías entrelaça a seu enredo referências a obras clássicas da literatura, como Os três mosqueteiros, de Dumas, Macbeth, de Shakespeare, e, sobretudo, o romance O coronel Chabert, de Honoré de Balzac.
Sustentando com maestria uma voz narrativa feminina, o autor eleva aqui a um novo patamar sua habilidade em nos envolver no mundo interior de seus personagens. Com Os enamoramentos, obra de plena maturidade literária, Javier Marías se reafirma como um dos maiores ficcionistas de nossa época.

Anúncios

2 thoughts on “#Novos Vizinhos nas Estantes – 2/2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s