Mealheiro das Leituras – Setembro 2014

MEALHEIRO

1 de Janeiro a 26 de Setembro 2014

Novo balanço no mealheiro das Leituras: Este mês não houve compras, mas chegou ás estantes “O Espião Português” simpaticamente oferecido pelo seu autor Nuno Nepomuceno

Continuo a portar-me muito bem em relação aos gastos…. o facto é que não dá para gastar mais. 😀

E vocês como se tem portado com as vossas leituras? Muito dinheirinho gasto?

COMPRAS EM 2014Valor Gasto:  10€ 88.46
LIVROS RECEBIDOS/ OFERECIDOS
Valor Poupado:
9
€ 139.12
LIVROS EMPRESTADOS/REQUIS. BIBLIOTECA
Valor:
4
€ 38.53
COMPRAS EM ANOS ANTERIORES
Valor:
8
€ 66.14
POUPEI EM 2014: € 243.79
LIVROS LIDOS EM 2014: 23

Publicado por Nuno Chaves

https://nososlivros.wordpress.com/

19 opiniões sobre “Mealheiro das Leituras – Setembro 2014

  1. Viva,

    Uma ideia interessante sem duvida, sempre vamos fazendo uma gestão dos nossos gastos. Por acaso um dos meus objetivos é gastar o mínimo possível em 2014, tirando um ou outro de alguma saga que já esteja a acompanhar e claro desgraçar-me um pouco na feira do livro de Lisboa 🙂

    Para acompanhar com interesse, vais fazer mensal com o saldo do mês anterior ou vens sempre a esta mensagem atualizar ?

    Esse porquinho bem gordinho 😀

    Abraço e boas poupanças, olha a troika

    1. Olá Fiacha, em princípio será actualizada a cada novo livro iniciado, mas darei destaque ao artigo na página Inicial, a cada início do mês.
      Eu estou a fazer isto desde 2012, dada a minha situação mais que precária, tenho também desta forma, reduzido não só os gastos, como também as eternas pilhas de espera, e tem estado há dois anos a dar os seus frutos. A Não ser que a vida dê uma reviravolta, muito grande, não me parece que o saldo, vá por aí além.

      1. Fiacha, os tempos e a carteira, não andam de feição e então vou continuar a despachar o que tenho para ler (coisa que ando a fazer desde 2012) se for bem a ver, tenho leitura para cerca de 3 anos. Vai-se comprando, comprando e depois muitas vezes nem se lê.

  2. adorei a ideia e se nao te importares vou adota la com os devidos creditos. Estou como tu, nenhum livro comprado este ano… por enquanto

    1. Olá Ne, já o ano passado tinha feito, e desde 2012. que estou numa de contenção (dado estar sem trabalho) tenho sempre livros para ler, além de poupar, estou a reduzir (e muito) as eternas filas de espera.
      Estás à vontade para levar a ideia. Depois vou cuscar se te esticas com a mesada! 😀
      Boas leituras e bom ano de 2014

  3. Gostei muito desta ideia e também quero fazer!!
    Fiquei com uma dúvida: isto inclui todas as nossas leituras deste ano ou só os livros que adquirimos (seja comprado, emprestado…)? Por exemplo, se eu ler um livro que comprei no ano passado, esse gasto conta para o mealheiro? 🙂

    1. Olá Denise, sim são todas as leituras de 2014, incluindo livros comprados em anos anteriores, como pode ver pela grelha.
      Se não se lembrar do preço, pode sempre fazer por estimativa, ou ir ao site da editora, ver o preço.
      Envie-me o link do seu site, para poder visitar.
      Boas leituras

      1. Eu tinha pensado adaptar de outra forma, incluindo só os livros que adquiro (compro, peço emprestados…) mas entretanto, através dos comentários anteriores, percebi que tens feito este mealheiro para te ajudar a controlar os gastos e a ler os livros que tens nas prateleiras, e já fez mais sentido para mim o facto de colocares gastos de anos anteriores.
        No entanto, se eu comprar livros este ano e não os ler, vão ser gastos que tive e que não estão incluídos.

        Mas já decidi fazer como tu; assim no final do ano tenho as minhas leituras traduzidas em dinheiro e vai ser interessante!
        Ainda tenho mais uma dúvida: porque é que incluis o valor das compras de anos anteriores no valor poupado em 2014? Eu penso que esse valor devia ficar separado e não ser considerado poupança… Ou então estou a fazer uma confusão descomunal eheh 😛

      2. Olá Denise uma vez mais, podes efectivamente ajustar este “mealheiro” da forma que achares melhor para ti, não tens de seguir qualquer espécie de regra.
        Eu irei incluir nos gastos, todos os livros que comprar este ano, mesmo que não os leia durante 2014. O que quer dizer, que se no próximo ano, se fizeres uma coisa parecida, tens de ter noção que o valor entra como despesa do ano anterior, e lembrares-te do preço claro, mas aí não entra como despesa, pois já está incluído no valor do ano anterior. ou seja é uma espécie de poupança (claro que não poupas nada). Mas vais conseguindo ter noção do que gastaste em livros.
        Parece confuso… mas não é 😀
        Nunca pensei que este mealheiro se torna-se viral LOL: já o vi em muitos blogues.
        Depois envia-me o link, do teu blogue para lá ir cuscar!

  4. Já percebi melhor pela tua explicação, e faz bastante sentido!
    Vai ser bom ter uma noção do dinheiro envolvido nas leituras; eu até nem compro muitos livros (se tivesse possibilidades, tinha uma biblioteca em casa!) e acabo por requisitar na biblioteca, pedir emprestados e fazer trocas. Portanto algo me diz que me vou admirar com o valor que “pouparei” em livros!

    Já publiquei no meu blog (http://quandoseabreumlivro.blogspot.pt/) e depois vou colocar o link na barra lateral para ser de mais fácil consulta!

    Boas leituras!

    1. Fiacha, sim desde há 2 anos que me ando a portar muito bem, o resultado em compras no final de Fevereiro deverá ser o mesmo, o Guerra e Paz, prevejo um mês praticamente para o ler, vou começar hoje dia 1 de Fevereiro. Há muito tempo que ando a adiar a sua leitura.

  5. Gosto tanto desta rubrica, sempre acompanhei no “Ler e Reflectir”, é giro que se esteja a espalhar pelos blogues 😀

    1. Olá Ana, de facto tornou-se viral. E ainda bem, pois o bom dos blogues é precisamente a partilha.
      Ao longo do ano, vamos comprando e lendo e muitas vezes chegamos ao fim, sem uma pequena ideia do quanto gastámos ou poupámos por exemplo.
      Obrigado pela tua visita, volta sempre

Deixe um comentário